Renuncia

pesquisa

sexta-feira, 30 de maio de 2014

SECRETARIA DE CULTURA DIVULGA RESULTADO DOS HABILITADOS DA CONVOCATÓRIA PARA O 24º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Secretaria_de_Cultura_divulga_resultado_dos_habilitados_da_Convocatória_para_o_24º_Festival_de_Inverno_de_Garanhuns.jpg

A divulgação dos selecionados será no dia 06 de junho

 Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou agora há pouco, o resultado dos habilitados para compor a grade de programação da 24º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O maior evento multicultural da América Latina acontece entre os dias 17 e 26 de julho.
As propostas habilitadas foram nos segmentos de artes visuais e fotografia, literatura, design e moda, formação, teatro, cultura popular e música. O resultado com os habilitados pode ser acessado através do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/pmg/index.php/habilitados-fig-2014.
A divulgação dos selecionados, após análise técnica e financeira, será publicada até o dia 06 de junho no site do Governo Municipal de Garanhuns.

Texto: Samara Pontes
Foto: Renand Zovka
Informações para a imprensa:
Samara Pontes | (87) 3762.0109
Secom/PMG

PERNAMBUCO TERÁ PONTO FACULTATIVO NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL


Pernambuco já definiu como será o expediente das repartições públicas do Executivo em todo o Estado durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nos dias de jogos do Brasil na 1ª fase, uma portaria determinou que o horário de expediente se encerrará às 12h30min (horário de Brasília). Já durante as partidas que se realizarão na Arena Pernambuco, será ponto facultativo integral segundo publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (28).

Confira, abaixo, as datas que terão ponto facultativo:

12 de junho (quinta-feira): Brasil x Croácia - ponto facultativo à partir das 12h30

17 de junho (terça-feira): Brasil x México - ponto facultativo à partir das 12h30

20 de junho (sexta-feira): Itália x Costa Rica - ponto facultativo

23 de junho (segunda-feira): Croácia x México (PE)/ Brasil x Camarões - ponto facultativo

26 de junho (quinta-feira): EUA x Alemanha - ponto facultativo

O calendário oficial dos feriados e pontos facultativos para o Executivo pode ser conferido no site da Secretaria da Casa Civil.

PERNAMBUCO É PELO TERCEIRO ANO UM DOS ESTADO MAIS TRANSPARENTE DO BRASIL


Pela terceira vez consecutiva, o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco foi destaque no prêmio Índice de Transparência, iniciativa da organização não-governamental Contas Abertas. Pernambuco obteve a nota 8,14, ficando na segunda posição, atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 8,96 no ranking entre os Estados. Os números consolidam a evolução do Portal de Transparência, que obteve nota 6,91 em 2010, na primeira edição do prêmio, e subiu para 7,95 em 2012, ocasião do último levantamento realizado pela ONG.

Na edição de 2014, o Portal da Transparência de Pernambuco recebeu 8,55 no quesito "Conteúdo" (segunda melhor pontuação obtida entre os Estados), 8,8 no item "Série Histórica e Frequência de Atualização", e 7,50 em "Usuabilidade" (também a segunda melhor pontuação no comparativo geral). Com esses números, Pernambuco voltou ao segundo lugar entre todos os Estados, posição que obteve em 2010, quando foi superado apenas por São Paulo, por uma diferença de 0,05 pontos. Em 2012, os portais da transparência de São Paulo (9,29) e do Espírito Santo (8,73) obtiveram índices melhores que o pernambucano.

"Os números comprovam e consolidam os acertos de uma decisão tomada ainda em 2007, no início do nosso governo, quando o ex-governador Eduardo Campos determinou que as contas públicas fossem colocadas à disposição da sociedade na Internet, através do Portal da Transparência, que desde então recebe prêmios como esse do Contas Abertas, uma das maiores autoridades em transparência do Brasil. É um reconhecimento que nos trás muita alegria, pois sabemos que estamos no caminho certo, atendendo a uma das principais reivindicações da população, que é a da transparência com o gasto público", destacou o governador João Lyra Neto.

PREMIAÇÃO - O projeto (http://indicedetransparencia.com/) encabeçado pela ONG Contas Abertas tem como base a Lei Complementar 131/2009, que obrigou a divulgação na internet, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira - o que já ocorre em Pernambuco desde 2007. O Índice de Transparência é, portanto, um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas e tem como objetivo criar uma competição saudável entre os gestores públicos em prol da transparência e do controle social.

Nesta terceira edição, o Índice leva em consideração três grandes temas para avaliação: Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização, e Usabilidade. Houve alterações na metodologia de avaliação, necessárias por conta da evolução da prestação de contas dos governos. Passou-se a cobrar mais conteúdo e o peso da usabilidade na nota final aumentou.

Para se adequar às novas exigências, o Portal da Transparência de Pernambuco (www.transparencia.oe.gov.br) passou por melhorias e se tornou mais intuitivo, facilitando o acesso do cidadão. Além de mais conteúdo, o site conta com glossário interativo e manual de navegação.  O portal é uma ferramenta que permite ao cidadão acompanhar as origens e os destinos do dinheiro público, estimulando a transparência e o controle social da atividade estatal.

O secretário da Controladoria Geral do Estado, Djalmo Leão, ressaltou o grande esforço de Pernambuco em adequar o portal aos anseios da sociedade. “Mesmo com a exigência de novos itens para avaliação, Pernambuco continua se destacando entre os primeiros lugares no critério transparência de informações. Esta classificação nos entusiasma porque, além de reconhecer nosso trabalho, nos anima a fazer sempre mais e melhor. Torna-se ainda mais importante devido ao momento histórico que vive nosso país, desde o ano passado, com a população indo às ruas pedir mais transparência dos gastos públicos. Afinal, a origem desses recursos é da própria população que tem o direito de cobrar onde estão sendo aplicados. Estamos, portanto, no caminho certo”, afirmou Djalmo.
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10441_tn_20140530161428b32c.jpg

TROPAS FEDERAIS ENCERRAM OPERAÇÃO EM PERNAMBUCO

https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10429_tn_201405292343258b7b.jpg
As tropas do Exército brasileiro e da Força nacional deixarão o solo pernambucano nesta quinta-feira (29/05). Hoje era a data limite para a Operação Pernambuco, deflagrada no último dia 15. Em reunião em Brasília, o governador João Lyra Neto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, avaliaram que a situação no Estado já voltou à normalidade, mas ressaltaram que, caso seja necessária, a presença das tropas federais poderá ser novamente solicitada.foto1

O governador João Lyra Neto frisou ainda que o Exército retornará a Pernambuco, já a partir do dia 1º de junho, em virtude da Copa do Mundo. Assim, um contingente ainda maior de militares estará no Estado, garantindo a segurança dos torcedores e também dos pernambucanos durante o período do Mundial. Pernambuco sediará cinco partidas, entre os dias 14 e 29 do mês de junho.

"Terminou o período de Garantia da Leio e da Ordem das tropas federais em Pernambuco, em função da paralisação da Polícia Militar, há duas semanas. É importante dizer que durante o mês de junho, haverá um contingente ainda maior das Forças Armadas em Pernambuco, por conta da Copa do Mundo. Desta forma, a população poderá ficar tranquila, porque a situação de normalidade foi restabelecida, e também porque, conforme foi combinado com o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa, o Governo de Pernambuco poderá, em caso de emergência, convocar em novo momento a Força Nacional e o Exército brasileiro, para os quais prestamos nosso agradecimento pela contribuição e parceria nesses últimos dias", afirmou o governador João Lyra Neto.
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10432_tn_201405292346359df9.jpg

GOVERNADOR ANUNCIA INSTALAÇÃO DO PORTO DIGITAL EM CARUARU



https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10427_tn_201405292339099d2b.jpg
O Porto Digital se expandirá para Caruaru. O governador João Lyra Neto anunciou, nesta quinta-feira (29/05), a instalação do Armazém da Criatividade, que ficará localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (a antiga Fábrica Caroá). A ação faz parte de uma das metas estabelecidas pelo governador, ao assumir o mandato, no mês passado: levar o polo de desenvolvimento de softwares e economia criativa para o Interior do Estado.

"Com o Armazém da Criatividade, ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do Interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso com a estratégia de redução das desigualdades subregionais, através de ações de impacto para o desenvolvimento da nova economia no Interior do nosso Estado. A unidade de Caruaru será a primeira no Interior, e brevemente expandiremos a experiência do Porto Digital para todo o Agreste e Sertão", destacou o governador.

O Armazém da Criatividade será instalado num galpão, ao lado do museu da antiga Fábrica Caroá. O local será dividido em três núcleos (criação, prototipação e editorial) e contará com laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial, com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. A previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro de 2014.
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10428_tn_201405292339097ba9.jpg

Na área de tecnologia da informação, a unidade terá como foco as partes de moda, gráfica, animação e games. Já no tocante à economia criativa, a atuação será voltada para design gráfico, design de moda e editorial de moda.

FÁBRICA - Fundada em 1935, a fábrica foi responsável por impulsionar a economia de Caruaru e da região do Agreste pernambucano. A indústria fabricava barbantes, cordões, sacos e estopas. O empreendimento encerrou definitivamente suas atividades em 1978, e a área onde estava situada passou para o município oito anos depois, graças à atuação do ex-deputado federal Fernando Lyra. O terreno foi aproveitado para o Espaço Cultural Tancredo Neves e o Pátio de Eventos, além de abrigar um museu com exposição do maquinário utilizado na confecção de tecidos e painéis que contam a trajetória da fábrica.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ASSAÍ ATACADISTA - UNIDADE GARANHUNS ABRIU AS PORTAS NA MANHÃ DE HOJE - 29

Inauguração_Assaí_1.jpg
Na noite de ontem (28), foi realizado um coquetel para convidados
Inauguração_Assaí_3.jpgFoi inaugurado, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (29), o Assaí Atacadista. O empreendimento do Grupo Pão de Açúcar está gerando, em Garanhuns, 270 empregos diretos e mais 200 indiretos. Com uma infraestrutura moderna, de investimento total de R$ 25 milhões, o prédio está localizado na Avenida Irga, no bairro Heliópolis – nas proximidades da Vila do Quartel. A abertura teve ainda a apresentação do reisado comandado por Gonzaga de Garanhuns.
A primeira compradora estava animada e chegou cedo para comprar. Por volta de 5h30min, Selma dos Santos Machado, de 34 anos de idade, autônoma, que vende batata frita no centro da cidade, já estava em frente aos portões. Segundo ela, a nova loja vai oportunizar que os compradores possam ter maior variedade de escolha nos produtos. "Cheguei o dia clareando com a expectativa de entrar e comprar os produtos. Quando eu soube que ia inaugurar já guardei o dinheiro", contou.
Durante a cerimônia oficial para o corte da fita vermelha de boas-vindas, o gerente Florentino Pereira, emocionado, não conseguiu falar. Para ele, o momento era de alívio e de felicidade. Já o presidente do grupo ressaltou a importância da Prefeitura de Garanhuns para a chegada do empreendimento. "Concretizamos tudo. Tivemos mais que apoio, mas também muito incentivo, principalmente por parte da pessoa do prefeito Izaías Régis, que foi incansável do começo ao fim nas negociações. Essa é a nossa loja número 78 e queremos que Garanhuns seja um celeiro de mão de obra para nós", frisou Belmiro Gomes.
O prefeito do município, Izaías Régis Neto, agradeceu a parceria e destacou que a preocupação com a atração de investimentos é uma das prioridades na construção do desenvolvimento econômico de Garanhuns. "Acompanhamos de perto em reuniões, visitas e mais visitas. Nosso objetivo é incrementar a economia do nosso município gerando emprego e renda", finalizou o gestor.
COQUETEL DE ABERTURA –
A cerimônia do coquetel de abertura do Assaí Atacadista foi marcada por forte emoção. O prefeito Izaías Régis agradeceu ao Grupo pelo investimento em Garanhuns e reforçou a importância da iniciativa privada no crescimento e desenvolvimento da cidade, pontuando também o investimento dos empreendimentos de Garanhuns. "Muito obrigado por acreditarem em nós, um Grupo multinacional que vem lá da França deu esse crédito a Garanhuns, por que não outros? Como por exemplo a Casas Bahia que é do mesmo Grupo e já se instalou aqui. Quero aproveitar também para falar da importância das nossas empresas locais, que também estão buscando se aprimorar e expandir, como é o caso do Café Ouro Verde que vai investir na nossa cidade, R$ 2,5 milhões de reais em expansão do empreendimento," pontuou o prefeito.
O Presidente do Assaí Atacadista no Brasil, Belmiro Gomes, agradeceu firmemente o empenho do Governo Municipal para a instalação da unidade em Garanhuns. "No ano passado o Assaí construiu 176 mil metros quadrados no Brasil inteiro, em oito estados brasileiros e todos em municípios diferentes. Este ano essa é a nossa terceira inauguração e iremos à quarta, e nem de perto, em nenhum outro município a gente teve um pedaço do apoio, da insistência, da persistência para trazer o investimento como o prefeito Izaías teve com a gente", reforçou.
Coquetel_Abertura_Assaí_1.jpg Coquetel_Abertura_Assaí_2.jpg
Inauguração_Assaí_2.jpg Inauguração_Assaí_4.jpg

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Cloves Teodorico (Inauguração) / David Melo (Coquetel de Abertura)
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

quarta-feira, 28 de maio de 2014

GOVERNO DO ESTADO DECRETA PONTO FACULTATIVO INTEGRAL NOS DIAS 20, 23 E 26 DE JULHO

https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10417_tn_201405281524515f83.jpg
O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (28), decreto que estabelece os dias em que será adotado ponto facultativo integral durante os jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. O decreto é válido para os servidores estaduais das repartições públicas e entidades da administração direta e indireta localizadas na Região Metropolitana do Recife, com exceção para os serviços cujo funcionamento seja indispensável a juízo do chefe de cada órgão.

Ainda de acordo com o decreto, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual acompanhará o que for decretado pelo Governo Federal em relação às repartições públicas federais.

No dia 20 de junho (sexta-feira), às 13h, jogarão na Arena Pernambuco as seleções da Itália e da Costa Rica. Já em 23 de junho (segunda-feira), às 17h, acontecerá o jogo México contra a Croácia. E no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h, Estados Unidos e Alemanha.

CINEUPE SEGUE ATÉ SEXTA EM GARANHUNS E CAMARAGIBE



O projeto de extensão e cultura CineUPE, coordenado pela professora Maria Lana Monteiro, junto aos estudantes do Campus Garanhuns e escolas locais, em parceria com o Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais, NEAD, SEJUDH e LAMMO, promove a Mostra Cinema pela Verdade. Será desta terça (27/05) até sexta-feira (30/05), nos turnos da manhã e tarde, em diversos locais (veja quadro abaixo).

A ação é um projeto nacional, realizado pela Instituto Cultura em Movimento (ICM), com apoio do Ministério da Justiça (MJ), que vem oportunizando ao público universitário acesso a filmes nacionais dentro do contexto de reflexões críticas acerca dos 50 Anos do Golpe Civil Militar de 1964.

TRE RECEBE DO TRIBUNAL DE CONTAS LISTAS DE GESTORES COM CONTAS IRREGULARES

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valdecir Pascoal, o conselheiro corregedor Marcos Loreto e o Procurador Geral de Contas, Cristiano pimentel, estiveram na ultima sexta-feira, 23, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Recife, para fazer a entrega da lista de gestores que tiveram as contas julgadas irregulares pelo TCE nos últimos oito anos. A inclusão do nome na lista não significa, desde já, que o gestor não poderá se candidatar nas eleições de outubro. Essa competência é da Justiça Eleitoral, a partir da provocação do Ministério Público Eleitoral ou de partidos políticos. O documento do Tribunal de Contas vai subsidiar o TRE em sua avaliação sobre quais dos gestores ficarão inelegíveis.
A Lei Eleitoral 9.504/97 estabelece o prazo de 05 de julho para que a relação seja enviada ao TRE, mas o Tribunal de Contas se antecipou à data, a pedido do Ministério Público Eleitoral, para que os procuradores tivessem mais tempo para analisar os dados.
Os conselheiros Valdecir Pascoal e Marcos Loreto foram recebidos pelo presidente do TRE, desembargador José Fernandes Lemos e pelo Procurador do Ministério Público Eleitoral, Antônio Carlos Barreto Campello. Eles reconheceram o esforço do Tribunal de Contas em antecipar a entrega da listagem, num gesto que consideraram de contribuição para o aprimoramento da democracia brasileira.
ACESSO À LISTA - A relação entregue pelo TCE ao Tribunal Regional Eleitoral traz 1.624 nomes de gestores, um número que ainda pode mudar em razão do julgamento de recursos na Corte de Contas ou de decisões emanadas da justiça. Quem tiver interesse em consultar a lista, pode acessar o site do TCE ou Clicando aqui. Na lista estão disponíveis, não só os nomes dos ordenadores de despesas, como também detalhes dos processos que levaram à rejeição das contas. Para o presidente Valdecir Pascoal e o corregedor Marcos Loreto, a divulgação do documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos nas próximas eleições. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/05/2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

GRANDE RECIFE MONTA ESQUEMA ESPECIAL PARA O JOGO DO SPORT X GRÊMIO

O Sport enfrenta, nesta quarta-feira (28), o Grêmio (RS) pela 8ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro. A partida acontece na Ilha do Retiro, às 19h30. Para garantir a presença dos torcedores no Estádio, o Grande Recife preparou um esquema especial de ônibus.

A partir das 17h30, na ida ao estádio, os torcedores contarão com 7 veículos que estarão distribuídos nos seguintes Terminais Integrados: quatro ônibus estarão no TI Afogados, dois no TI PE-15 e um no Terminal de Rio Doce.

JUSTIÇA CONDENA POLICIAS E BOMBEIROS A PAGAR CUSTOS DA FORÇA NACIONAL EM PERNAMBUCO



Uma decisão judicial da 3ª Vara de Justiça de Pernambuco determinou que a Associação Pernambucana de Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares (ACS-PE) e a Associação dos Praças de Pernambuco (Aspra-PE) paguem R$ 1.103.014,40 à União. O valor, que deverá ser dividido igualmente entre as associações, é referente aos gastos com o envio da Força Nacionalde Segurança Pública e do Exército Brasileiro ao estado, em decorrência da greve das categorias,entre os dias 13 e 15 deste mês.
A decisão referendou pedido da Advocacia-Geral da União, que ajuizou processo contra as duas associações e contra um dos líderes do Movimento Independente da Política Militar, na última sexta-feira (23). De acordo com o juiz titular da Vara, Frederico José Pinto de Azevedo, a condenação foi baseada na Constituição Federal e na Constituição de Pernambuco, que proíbem a realização de greves por parte de militares. “A Força Nacional e o Exército ainda estão nas ruas do Recife e demandam custos, que estão listados no processo, como combustível, manutenção de viaturas, deslocamento, entre outros. Esses custos devem ser pagos por alguém.
As contas dos bens das associações já foram bloqueados, por meio do sistema BacenJud, para que o ressarcimento seja feito à União. O profissional apontado como líder do movimento não foi condenado a efetuar pagamento. Na ação, Azevedo cita que “os dispêndios existiram, estão narrados na inicial da Procuradoria da União e devem ser ressarcidos por aqueles que causaram os problemas, e não pela sociedade pernambucana, vítima no presente caso, por meio do governo do estado”.
Agência Brasil.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICADO INTERNACIONAL POR SER TERRITÓRIO LIVRE DA FEBRE AFTOSA



O secretário de Agricultura do Estado, Aldo Santos, vai à França, nesta sexta-feira (23), para receber em Paris um certificado que representa um reconhecimento internacional pelo fato de Pernambuco ter se tornado um território livre da febre aftosa. A entrega do certificado vai ser feita durante reunião da Organização Internacional de Epizootias - OIE. Alcançar esse novo status irá repercutir diretamente na pecuária e indiretamente em outros setores da nossa economia com a chegada de mais investimentos para o Estado. "A genética local, que sempre foi reconhecida por sua potencialidade, ficará mais acessível a outros estados e países, pois a realização da quarentena seguida da sorologia não será mais necessária, barateando os custos desse tipo de negociação", explica Santos.

O trânsito dos animais também será ampliado, pois para transitar entre os estados de mesmo status sanitário só é necessário a Guia de Trânsito Animal - GTA.  "Nosso produto terá um maior valor agregado e poderemos exportar nossos produtos lácteos para outros países", ponderou Erivânia Camelo, gerente geral da Adagro. Dessa forma, Pernambuco ampliará o horizonte comercial, incrementando o setor pecuário, fomentando novas oportunidades de emprego e trazendo uma maior credibilidade para investimentos em toda cadeia agroprodutiva do Estado.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SECRETARIA DA MULHER,APOIA 1º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO DE GARANHUNS

parto-humanizado.jpgEncontro contará com a presença da obstetra e palestrante nacional, Leila Katz
O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, é parceiro do "Grupo Istar e Gestar" na realização do I Encontro de Humanização do Parto e Nascimento de Garanhuns. A ocasião, que acontecerá no dia 31 deste mês, oportunizará uma palestra, de 9h às 13h, no plenário da Casa Raimundo de Moraes – sede do Poder Legislativo Municipal. O evento é aberto ao público em geral, tendo o foco principal nos profissionais de saúde.
No dia, será veiculado o documentário "O Renascimento do Parto". Os participantes também poderão acompanhar uma palestra com a obstetra Leila Katz. A convidada concluiu Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1996, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), com término em 1999. Tem mestrado em Saúde Materno-Infantil pelo IMIP (2002) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007). Atualmente é coordenadora da UTI obstétrica do IMIP e professora da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Saúde Materno-Infantil do IMIP. Tem experiência em condução de ensaios clínicos e os seus principais interesses são: terapia intensiva em obstetrícia, humanização do parto e nascimento, medicina baseada em evidências e gravidez de alto-risco.
O momento também tem o objetivo de conscientizar sobre a violência que acomete diversas gestantes na hora do parto. Para participar, o interessado pode se inscrever gratuitamente na Secretaria da Mulher, localizada na Avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis, no mesmo prédio da base do SAMU, das 9h às 13h. Os participantes receberão certificado.

Texto: Cloves Teodorico e Samara Pontes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

DILMA CONSIDERA FUNDAMENTAL A ELEIÇÃO DE ARMANDO EM PERNAMBUCO

Brasília – Durante almoço com toda a bancada do PTB no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (21), na sede do partido, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a eleição do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a governador de Pernambuco. O almoço foi realizado para a formalização do apoio dos petebistas à reeleição da presidenta.
Após elogiar a atuação da bancada na Câmara e no Senado, Dilma Rousseff fez questão enaltecer a importância da candidatura de Armando. “Considero fundamental a eleição do Armando Monteiro em Pernambuco. Ele pode contar, e ele sabe disso, com todos nós, porque ele representa um processo muito importante e positivo para Pernambuco”, afirmou Dilma.
A presidente foi até a sede do PTB para receber a posição oficial do partido. Foi um encontro para reafirmar que é importante ter o partido na aliança. Dilma destacou a importância dos quadros do partido, de ter os parlamentares ao seu lado e especialmente a aliança em Pernambuco, onde os petebistas têm a única  candidatura  a governador no Brasil.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Armando Monteiro .com

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROGRAMAÇÃO DA 2ª FESTA MULTICULTURAL DA CIDADE DE SÃO JOÃO.


A Segunda edição da FESTA MULTICULTURAL DE SÃO JOÃO, será realizada neste sábado dia 24, a partir das 18 horas, as margem do açude publico da cidade, contará com varias atrações locais e da região.
essa festa idealizada e realizada pelo Vereador Pierre Santiago, vem movimentar e dar oportunidade para os artistas locais.
Programação:
- Carlos Lima - poesia Matuta.
- Cicero da Gaita.
- Os Caras do Pagode.
- Grupo de Dança Pé na Roça. 
- Grupo de Repper N P A - Negro Preto de Atitude. 
- Evandro Violão e Voz.
- Ronaldo Cesar e Banda.

sábado, 17 de maio de 2014

GOVERNO DO ESTADO FARÁ ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DA OPERAÇÃO PERNAMBUCO

foto1
O Governo do Estado de Pernambuco fará um acompanhamento permanente das ações que vem sendo realizadas pela Força Nacional e o Exército Brasileiro, integradas com a Secretaria foto2Estadual de Defesa Social. Na próxima segunda-feira (19/05), será divulgado o relatório das ações o final de semana O anúncio foi feito após reunião do governador João Lyra com o general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar e responsável pela Operação Pernambuco, deflagrada na última quinta-feira (18/05). A partir da próxima semana, serão divulgados relatórios diários de acompanhamento da operação, que se estenderá até o dia 29 deste mês, conforme decreto de garantia e ordem.
"A Comissão Permanente, formada por integrantes do Governo, através da Secretaria de Defesa Social, e por membros do Exército e da Força Nacional, irá monitorar o comportamento neste final de semana e apresentar o balanço dessas ações na segunda-feira. Esses balanços passarão a ser divulgados diariamente. Vamos utilizar essa mesma estrutura para fazer o acompanhamento da foto3Região Metropolitana e do Interior do Estado", explicou secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pontuou que mesmo com o fim da greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e o consequente retorno dos militares às suas atividades, a decisão do governador João Lyra é de manter a operação conjunta com o Exército brasileiro e a Força Nacional nos próximos dias. "Após a declaração de encerramento da greve, acompanhamos o efetivo retorno dos policiais militares e dos bombeiros ao serviço. Isso se deu de forma gradual, em todas as unidades, incluindo as trocas de turno. Tudo correu bem, colocamos todas as viaturas e todo o nosso efetivo na rua", destacou. "O policiamento retornou à condição normal. Tudo corre como corria antes do movimento. Mas o efetivo da Força Nacional e do Exército continuará no Estado. O decreto de garantia da lei e da ordem vai até o dia 29. Estamos avaliando, dando mais tempo, foto4porque é prudente, apesar de tudo estar normal, e já que houve todo esse trabalho de logística, que a tropa permaneça por mais tempo, além de ser viável o seu retorno, na data máxima, ou antes, a depender de decisão do governador", completou Carvalho.
"Fizemos um périplo por boa parte da cidade do Recife, percorrendo os principais pontos, nos quais temos tropas do Exército e da própria Polícia Militar já retornando às suas atividades. Constatamos que a vida da população vem sendo retomada, dentro do seu cotidiano de normalidade e tranquilidade. Acreditamos que com o continuar da operação, prevista para seguir até o dia 29 de maio, teremos totalmente restabelecidas as condições de vida da sociedade", afirmou o general Jesus Correia, que informou ainda a presença de 1.300 militares na Região Metropolitana do Recife e outros 900 no Interior pernambucano.
foto5foto6

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CHEGA AO FIM A GREVE DOS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS DO ESTADO DE PERNAMBUCO





Policiais e bombeiros decidiram encerrar movimento na noite desta quinta-feria. Foto: Raphal Guerra/DP/D.A Press A comissão independente de policiais e bombeiros militares decidiu encerrar a greve da Polícia Militar, na noite desta quinta-feira (15). Eles se reuniram em frente à sede do Palácio do Campos das Princesas, sede do Executivo estadual, Centro do Recife. A assembleia foi tumultuada e os líderes do movimento chegaram a ser vaiados por quem queria continuar com a paralisação. "Paramos porque entendemos que a sociedade pernambucana não pode continuar sofrendo", disse Joel Maurino, representante dos policiais. O governo de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre o fim da paralisação. Em nota, o Ministério da Justiça informou que as tropas da Força Nacional de Segurança Pública e do Exército vão permanecer no estado "até que a situação se normalize por completo.
Foto Rafhael Guerra DP/A.Press.

PROGRAMA MÃE CORUJA É PREMIADO PELA ONU

O Programa Mãe Coruja Pernambucana foi uma dos vencedores do Prêmio das Nações Unidades para o Serviço Público (UNPSA) 2014, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais por excelência no serviço público, que reúne ações de organizações públicas e agências de todo o mundo, em níveis nacional, estadual e municipal. Com mais de 117 mil mulheres e 54 mil crianças cadastradas e beneficiadas, o Programa foi o vencedor da categoria Promoção das questões de gênero na prestação dos serviços públicos da América Latina e Caribe.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de junho, em Seul, na Coreia do Sul, durante o Fórum das Nações Unidades para o Serviço Público e a celebração do Dia Internacional do Serviço Público. Criado em 2007, o Mãe Coruja busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Atualmente, está presente em 105 municípios pernambucanos, sendo 103 com gestão estadual e outros dois (Recife e Ipojuca) com gestão municipal, atuando por meio de cooperação técnica com o Estado.
Por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos, o Programa atua nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e assistência e conta com uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de nove secretarias de Estado: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, da Criança, de Planejamento e Gestão, Agricultura e Reforma Agrária, Governo e Trabalho, qualificação e Empreendedorismo.

NOTA DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SOBRE A PARALISAÇÃO DA POLICIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS

foto1Desde 2007, o Governo de Pernambuco tem como principio democrático respeitar todas as manifestações da sociedade. Em todos os momentos esteve aberto para negociação e entendimento com as diversas as categorias de servidores. Com relação aos policiais e bombeiros militares, honrou rigorosamente todos os compromissos pactuados com os respectivos comandos. Em respeito à sociedade pernambucana, tornamos público os ganhos proporcionados, pelo Governo do Estado de Pernambuco, aos policiais e bombeiros militares, no período de 2007 a 2014.

Contratações e promoções realizadas de 2007 a 2014

De janeiro de 2007 até março de 2014 foram nomeados, e permanecem na folha de pagamento, 8.935 militares, sendo 7.704 policiais e 1.231 bombeiros.

No mesmo período foram efetivadas 9.273 promoções, das quais 7.861 foram de praças (soldados, cabos e sargentos), representando 85% de todas as promoções.

No ano de 2011 foi realizada uma negociação entre o Governo do Estado e os policiais e bombeiros militares, tendo sido pactuado os reajustes para os anos de 2012, 2013 e 2014, o que foi aprovado por toda a categoria. Deste acordo, somente neste ano de 2014 todos militares terão 14,55% de reajuste, o que representa praticamente três vezes a inflação do período. Praticamente nenhuma categoria do setor público ou privado conquistou ganhos salariais tão significativos.

Evolução da remuneração básica da Polícia Militar e Bombeiroshttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10282_tn_20140515125710c75d.jpg 
Variação da remuneração básica:
Todos os postos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no período de 2007 - 2014, tiveram aumento real acima da inflação, conforme quadro abaixo.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10287_tn_2014051513003873b9.jpg

O Governo de Pernambuco compreende que ainda existe um longo caminho a percorrer para oferecer a remuneração almejada pelos seus policiais e bombeiros militares, bem como as demais categorias do funcionalismo público estadual. No entanto, diante da responsabilidade do Governo do Estado em manter o seu equilíbrio fiscal, temos a certeza que realizamos, nos últimos sete anos, um enorme esforço para recuperação do poder aquisitivo dos seus servidores, oferecendo, inclusive, ganhos reais bem acima da inflação do período.foto2

Além dos investimentos na remuneração que fizeram os policiais e bombeiros militares de todas as patentes terem ganhos de mais de 100% acima da inflação, o Governo de Estado vem investindo também nas condições operacionais da Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, com novas viaturas, o maior sistema de monitoramento por câmaras de vídeo do país, armamentos , novas sedes, equipamentos de proteção individual e recursos tecnológicos. Nunca se investiu tanto em segurança pública em no Estado de Pernambuco. 

Neste ano de 2014, o Governo do Estado foi procurado por representantes dos militares, que apresentaram uma pauta de reivindicações. O Governo, desde o primeiro momento, esteve aberto a negociações e através de seus secretários de Estado sentou à mesa com representantes da categoria. No último dia 13, o Governo foi surpreendido pela decretação da greve dos policiais militares, realizada em frente ao Palácio do Campo das Princesas, enquanto quatro secretários estavam sentados à mesa de negociação com representantes da categoria, ou seja, a greve foi decretada antes mesmo da conclusão da reunião de negociação.

foto3No dia de ontem, 14/05, o Governo esteve dia inteiro mobilizado para realizar negociação com a categoria dos militares. Porém, os representantes dos policiais optaram por se dirigir à Assembléia Legislativa, que formou uma comissão de deputados, e passou a participar da negociação. Após receber os representantes da categoria, a comissão de deputados foi recebida por secretários do governo, que autorizaram a referida comissão a responder positivamente a três dos quatro itens em negociação. 

Destacamos que um dos itens não pode ser atendido por ferir a legislação eleitoral que veda a concessão de vantagem financeira neste período. A comissão de deputados levou o aceite dos três itens aos representantes da categoria que concordaram em levar esta proposta para os militares. Entretanto, infelizmente a Assembléia da categoria decidiu pela manutenção da greve.

Diante do exposto, o Governo do Estado, com o objetivo de garantir a segurança da população decidiu tomar as seguintes medidas:
- Solicitar a decretação da ilegalidade e abusividade da greve perante a Justiça Estadual;
- Solicitar a decretação da ilegalidade da greve perante o Supremo Tribunal Federal;
- Solicitar o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e a autorização para o emprego da Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem.
Casa civil

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O VEREADOR PIERRE SANTIAGO CONVIDA OS ARTISTA DA REGIÃO PARA PARTICIPAR DA ll FESTA MULTICULTURAL DA CIDADE DE SÃO JOÃO

O vereador Pierre Santiago convida todos os artistas da cidade de São João e região, que queira participar da ll FESTA MULTICULTURAL DA CIDADE DE SÃO JOÃO , a mesma acontecerá apartir das 16;00 horas do dia 24/maio encerrando-se as 2:00 horas do dia 25 /maio as margem do Açude publico da cidade .

todos os artistas intereçados, estão convidados para uma reunião na proxima segunda feira dia 19 as 19:horas na Câmara de vereadores da cidade.
A programação é voltada para a divulgação dos artistas locais assim como todos do agreste meridional, difundindo a cultura popular da nossa região, esse evento que teve inicio no ano passado segue para sua segunda edição, onde teremos uma grade de programação voltada para todos os gostos musicais,variando entre Forró, Pagode,Rokc, Repper, Danças Flocoricas regional nordestina, Poesia Matuta entre outras atraçoes, O vereador Pierre Santiago é idealizador e organizador dessa festa.
Posterior a esta reunião divulgaremos a programação da ll FESTA MULTICULTURAL DE SÃO JOÃO, nas radios e blogs da região.

terça-feira, 13 de maio de 2014

GOVERNO MUNICIPAL DE GARANHUNS ABRE CONVOCATÓRIA PARA A SELEÇÃO DE PROPOSTAS CULTURAIS PARA O FIG 2014

edital_convocatoria_fig_2014.jpgArtistas e grupos culturais devem se inscrever até o dia 21 de maio
O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura abriu nesta segunda(12), a convocatória para a seleção de propostas de artistas e grupos culturais para compor a programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns que será realizado na segunda quinzena do mês de julho de 2014, em data a ser divulgada. O edital convocatório saiu na edição desta terça-feira (13), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e pode ser acessado através do endereço http://www.diariomunicipal.com.br/amupe , bem como pelo site: www.garanhuns.pe.gov.br.
Poderão participar desta Convocatória, pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, sediada no município de Garanhuns, que deverá comprovar exclusividade do artista individual ou do grupo, pelo prazo mínimo de seis meses e, ainda, estar em pleno funcionamento pelo mesmo prazo mínimo; grupo constituído legalmente como pessoa jurídica; artista Micro Empreendedor Individual (Mei) e Empresário Individual; pessoa física maior de 18 anos, estabelecida ou domiciliada no município e que deverá comprovar sua atuação na área ou linguagem cultural a que se propõe, com trabalho realizado há pelo menos seis meses, principalmente na linguagem de música; pessoa física maior de 18 anos, artista da cidade, com trabalho de destaque e relevância comprovados em nível estadual e nacional, pelo mesmo prazo mínimo estabelecido anteriormente, residentes ou não no município.
Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro. A divulgação das propostas habilitadas será feita até o dia 30 de maio e a negociação – divulgação dos selecionados, até o dia 06 de junho, no site do Governo Municipal através do link www.garanhuns.pe.gov.br
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 21 de maio, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Cultural de Garanhuns, localizada na Rua 13 de Maio, S/N, centro.


Texto: Samara Pontes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

sábado, 10 de maio de 2014

ll BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE É ABERTA OFICIALMENTE

AberturaBienalSecom.jpg
Espaço reúne mais de 100 editoras de todo o Brasil
Foi aberta, oficialmente, na noite de ontem (09), a II Bienal Internacional do Livro do Agreste. O evento, realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), tem o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Cultura, Educação, e segue até o dia 18 deste mês, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, sempre funcionando das 10h às 22h.
No coquetel de abertura, várias autoridades locais e da região marcaram presença. O artista e radialista Valdir Marino conduziu a cerimônia, dando um toque cultural ao momento, que contou com recital de poesia, expressão corporal e muita música. Este ano, a iniciativa homenageia o mestre Dominguinhos e a escritora Luzinette Laporte. O músico Dominguinhos foi lembrado com a apresentação de Mourinha do Forró.
Bastante emocionada, foi a homenageada Luzinette Laporte que iniciou os discursos da noite. Natural do município de Correntes, mas naturalizada em Garanhuns, a professora e escritora disse estar lisonjeada com tamanho reconhecimento. "Para mim é uma honra receber essa homenagem. Sempre dediquei minha vida à educação. A leitura transforma", disse.
A secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins Campos Branco, destacou a importância dos livros para a formação do ser humano e agradeceu a parceria dos servidores municipais para a organização da feira. "Quero expressar minha gratidão a equipe da Secretaria de Educação e das demais pastas envolvidas na preparação do evento. Sem a parceria coletiva, nada daria certo. Todos nós estamos de parabéns, obrigado", comentou.
O presidente da Andelivros, José Alventino, falou do crescimento expressivo desta edição. "Estamos desenvolvimento a bienal. Tivemos, desde sempre, o suporte da Prefeitura de Garanhuns, na pessoa do prefeito Izaías Régis e de toda a sua equipe, sempre muito prestativa. Mais municípios da região do Agreste Meridional nos procuraram e outros continuam procurando. Com isso, todos nós ganhamos em prol do desenvolvimento do incentivo à leitura", completou.
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, destacou que mesmo após a bienal, os reflexos positivos continuarão na população. "Garanhuns sempre priorizou o incentivo á leitura, a uma boa educação. Há quinze dias encerramos com sucesso o Festival Viva Dominguinhos, agora já abrimos oficialmente a Bienal Internacional. Isso é respirar cultura, cultura de raiz. Estamos deixando os nossos garanhuenses com mais gosto pelos livros", finalizou.
AberturaBienalSecom2.jpg AberturaBienalSecom3.jpg

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Marcella Valença
Secom/PMG

sexta-feira, 9 de maio de 2014

GOVERNADOR ANUNCIA NOVAS DUPLICAÇÕES PARA BRs 432 e 104






O governador João Lyra e o ministro dos Transportes, César Borges, firmaram, durante reunião nesta quinta-feira (08/05), novos investimentos que beneficiarão a população pernambucana. No próximo mês, será lançado o edital para a duplicação da BR-423, no trecho entre São Caetano e Garanhuns. Já a BR-104 terá sua duplicação estendida entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte. Os investimentos serão de R$ 690 milhões.


ARCO METROPOLITANO - Na reunião entre governador e ministro, também ficou acertado um novo cronograma para a obra do Arco Metropolitano, que ligará o município de Goiana, na Mata Norte pernambucana, ao Porto de Suape, em Ipojuca. A obra será dividida em duas etapas, sendo a primeira ligando a BR-408 ao complexo portuário. O lançamento do edital está previsto para o mês de junho. A obra completa está avaliada em R$ 1,34 bilhão.trecho entre São Caetano e Garanhuns. Já a BR-104 terá sua duplicação estendida entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte. Os investimentos serão de R$ 690 milhões.
A duplicação da BR-423, que receberá o nome de Rodovia Mestre Dominguinhos, compreende uma extensão de 80 quilômetros, passando também pelos municípios de Jupi, Lajedo e Cachoeirinha, cruzando a BR-232. A obra está orçada em R$ 500 milhões. O lançamento do edital está previsto também para o mês de junho. "Essa é uma obra muito aguardada por todos os pernambucanos, que trará uma ampliação do desenvolvimento de todo o Agreste, já somado com as ações anteriormente executadas, como a própria duplicação da BR-232 até São Caetano", comemorou João Lyra Neto.
O Ministério dos Transportes lançará em breve o edital para a BR-104. A duplicação, que já 
está sendo executada entre Caruaru e Toritama, será estendida até o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte. A nova etapa terá 14 quilômetros de extensão e receberá investimentos de R$ 190 milhões. Durante a reunião em Brasília, o governador João Lyra Neto solicitou a ampliação do trecho até a divisa com a Paraíba. A proposta está sendo analisada pelo Ministério. Da reunião, também participaram os secretários Luciano Vasquez (Casa Civil), João Bosco (Infraestrutura) e Márcio Stefanni (Desenvolvimento Econômico).


Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...