Renuncia

pesquisa

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Tudo pronto para o 8º Festival de Cinema de Triunfo

Amantes do cinema e moradores do sertão do Pajeú vão mergulhar num intenso circuito de exibições, debates e oficinas audiovisuais. É que começa já na próxima semana, 3 de agosto, a 8ª edição de um dos mais charmosos e admirados festivais de cinema brasileiro, o Festival de Cinema de Triunfo. Trinta e quatro filmes, de onze estados brasileiros, vão integrar as mostras competitivas e concorrer a uma premiação total de 40 mil reais.

Até o sábado, 8 de agosto, o evento vai ocupar um dos mais belos cinemas de rua do estado, o Cine Theatro Guarany, e homenagear duas personalidades que tanto contribuíram para os atuais prestígio e êxito do cinema pernambucano: Fernando Monteiro e Kátia Mesel. Fernando é escritor e cineasta, um dos principais nomes da chamada “Geração 65”, movimento literário contracultural originado em Jaboatão dos Guararapes e que até hoje inspira artistas das mais diversas linguagens e expressões culturais. Kátia é artista gráfica, arquiteta e primeira mulher cineasta de Pernambuco a participar de um festival de cinema nacional – a II Jornada de Cinema da Bahia, em 1973.  Seu documentário Recife de Dentro pra Fora é o curta-metragem em 35mm, mais premiado da década de 90.
A grade de debates e oficinas, diferencial que tem contribuído para o fomento e a sustentabilidade da nossa produção audiovisual, também é destaque este ano. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “a nova edição do festival reafirma seu papel de difundir e valorizar o cinema contemporâneo, mas olha pra frente e também assume a responsabilidade de contribuir para a formação de novos realizadores e críticos na área”. Além de dois seminários e um Master Class com o diretor Hilton Lacerda, a programação deste eixo vai oferecer oficinas gratuitas de “Mídias Móveis”, com Marlom Meirelles; “Elaboração de Projetos para o Funcultura do ponto de vista da Produção Executiva” e Direção para Documentários”, com Marcelo Pedroso, esta última fruto de uma parceria institucional com o Centro de Audiovisual Norte e Nordeste (Cannes/Fundação Joaquim Nabuco). Além do já tradicional minicurso de “Crítica de Cinema”, do qual estudantes e professores da rede pública saem para compor o Júri Popular do festival.
De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “outra diretriz do evento é incluir novos públicos, ir além dos espaços tradicionais das salas de cinema e de aula”. Nesse sentido, além das mostras competitivas e especiais (Animage, Stop Motion e Museu do Cais do Sertão), também vão acontecer, em parceria com o Sesc, sessões itinerantes do Cinema na Estrada (mostra Cine Jardim), que vai alcançar moradores de bairros/distritos mais afastados do centro de Triunfo e até um outro município, Santa Cruz da Baixa Verde. “Fortalecer a cadeia do audiovisual em Pernambuco não se trata apenas de ampliar os recursos do Funcultura Audiovisual, por exemplo, mas contribuir para que o cinema esteja cada vez mais no dia a dia de todos os pernambucanos”, complementa a presidente.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Decreto reduz salários de secretários, prefeita e vice em Arcoverde

A prefeita Madalena Britto anunciou, em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira (27) uma Reforma Administrativa e um pacote de medidas emergenciais para contenção de gastos e suspensão ou restrição de despesas, visando o equilíbrio das contas públicas em função da crise que o país atravessa. Estes cortes podem reduzir em cerca de 15% os gastos da máquina pública. A medida se deu através do Decreto nº 132/2015 com vigência mínima de 180 dias. 

No texto o Decreto é justificado considerando a crise econômica vivida pelo país, o ajuste fiscal do Governo Federal, a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e a necessidade de adoção de medidas para preservar o equilíbrio das contas públicas da Prefeitura, que continuam rigorosamente em dia.

O decreto determina a redução de 15% nos salários da prefeita e do vice prefeito. Os salários dos secretários serão diminuídos em 12% e os demais servidores comissionados vão perceber 10% menos. 

Outra medida adotada foi a redução dos números de secretarias, passando de 12 para 10 pastas. Haverá a fusão das Secretarias de Obras, com a de Serviços Públicos. Já a Secretaria de Governo será incorporada pelo Gabinete da Prefeita. 

“O desaquecimento da economia no país mostra que devemos tomar medidas preventivas com responsabilidade, sem comprometer os serviços prestados à população e continuar com nossas obras gerando emprego e renda”, afirmou a prefeita Madalena Britto. 

"Até hoje estamos com nossas contas em dia. Isso é uma conquista não só da gestão da prefeita Madalena Britto, mas também de toda população, precisamos continuar nesse caminho", disse Luciano Britto, secretário de Finanças. 

A prefeita Madalena finalizou dizendo que o gestor público precisa ter coragem e eficiência para tomar as decisões na hora certa. “Nosso compromisso é manter as contas do município equilibradas e cumprir o nosso cronograma de obras sem alteração".

Estiveram presentes os vereadores Célia Cardoso, Luíza Margarida e Paulo César, além de todo o secretariado e presidentes de autarquias.



Fotos: David Mayer

Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura capacita 3.425 trabalhadoras rurais



A cerimônia de encerramento dos cursos de capacitação do programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada 2015, realizado pelo Governo do Estado, lotou a quadra e as arquibancadas da Escola Técnica do Senai, em Petrolina, nesse domingo (26). O governador Paulo Câmara foi ao município prestigiar o ato, que reuniu cerca de 1,7 mil pessoas.

Nesta edição do Chapéu de Palha da Fruticultura foram formadas 3.425 trabalhadoras rurais dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, no São Francisco, que participaram de 50 cursos de formação sociopolítica e 108 cursos profissionalizantes.
O Governador Paulo Câmara agradeceu a participação das mulheres no evento e afirmou que o projeto está entre as suas prioridades. "Vamos trabalhar para fortalecer essa iniciativa, investindo em parcerias com as prefeituras e associações em prol dos que mais necessitam", destacou.
“Vamos mostrar que somos protagonistas de nossas histórias e que vamos ajudar o Governo a superar essa de crise", ressaltou a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro.
O Chapéu de Palha é uma ação conjunta de várias secretarias estaduais, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Como parte dessa ação, a Secretaria da Mulher vem realizando o Chapéu de Palha Mulher, iniciado com as trabalhadoras da cana (2007), e ampliado para as trabalhadoras rurais da fruticultura irrigada (2009) e da pesca artesanal (2012), a partir de demanda das próprias mulheres.
O projeto da Fruticultura também envolveu 316 profissionais da região, que integram a rede de educadoras, instrutoras e recreadoras treinadas pela SecMulher-PE para atuar como agentes de políticas públicas, através de metodologias voltadas para atender às especificidades das mulheres da região e de seus filhos e dependentes legais, menores de sete anos. Só este ano, o número chegou a 1.580 crianças, que, além das atividades lúdicas, receberam noções de gênero.
CONTINUIDADE - O programa Chapéu de Palha Mulher, premiado pela ONU, em 2012, é fruto do tradicional Chapéu de Palha, que foi criado na segunda gestão do governador Miguel Arraes, nos anos 80, e reeditado no começo da primeira gestão de Eduardo Campos, em 2007. O governador Paulo Câmara deu continuidade à iniciativa, que contribui para a sustentabilidade de muitas famílias.

Projeto leva artistas para escolas estaduais de Garanhuns

Resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Cultura, via Fundarpe, e de Educação, por intermédio da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, escolas da Rede Pública Estadual receberam visitas ilustres durante a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). É o projeto Artistas nas Escolas, que levou parte da grade musical do FIG, como Fafá de Belém, Joanna, Silvério Pessoa, Tiê, Quinteto Violado e a escritora Luzilá Gonçalves para uma interação com a comunidade escolar da região. Todos eles foram ciceroneados pelo gestor da GRE, Paulo Lins.

A Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Dom João da Mata Amaral abriu as portas para receber a cantora Fafá de Belém. Ela foi para a plateia para assistir a apresentações de dança e música que os alunos da EREM preparam para ela. “Isso aqui é espetacular! Acho que é importante agregar isso ao festival. Não é apenas chegar aqui, cantar e ir embora. Quem sempre fez e faz esse festival aqui são os pais, os tios, os parentes dessas crianças, e, futuramente, elas… e são a essas pessoas que devemos tamanha grandiosidade. Então, nada mais justo do que devolver essa importância pra elas. Descer um pouco do palco, ‘descer do salto’ e olhar diretamente nos olhos deles é muito bom, viu?“, destacou a cantora.

A cantora Joanna teve uma tarde animada e descontraída com alunos e pais da Escola São José, no bairro de Heliópolis. Foi recebida por banda musical formada por alunos do projeto Escola Aberta, que tem aulas de canto e instrumentos musicais, e interpretava seu repertório. E ela cantou junto, empolgando os presentes. Joanna respondeu perguntas, conversou sobre sua carreira, concepções de criação, e elogiou a iniciativa do Artistas nas Escolas. “Lá em casa podia faltar qualquer coisa, mas não podia faltar caderno. Sem educação não se caminha, essa é a coisa mais importante que alguém pode ter. Essas visitas são um modo de integrar e propagar a cultura e, como disse Milton Nascimento, o artista deve ir onde o povo está“, disse.

O grupo Quinteto Violado esteve na EREM de Garanhuns junto com a escritora Luzilá Gonçalves. Eles conheceram as instalações da escola e ouviram sobre alguns projetos culturais desenvolvidos pelos alunos de lá. Entre eles, o jornal escolar que estava fazendo cobertura do evento e entrevistou o grupo para a próxima edição. Marcelo Melo, do Quinteto, deixou um recado para os estudantes: “independente da profissão que vocês escolham, o importante é que percebam que estão vivendo uma verdade que emociona vocês e naturalmente emociona os outros. Essa é a grande mensagem que o Quinteto pode deixar, porque é assim que a gente vive e se alimenta”.

O cantor Silvério Pessoa, que também é pedagogo de formação, visitou as escolas Henrique Dias e a EREM Virgem do Socorro. Ele apresentou palestras para os gestores e estudantes nas duas unidades escolares, com destaque para ensino sobre cultura, globalização e produção artística regional. A cantora paulista Tiê encerrou o ciclo de visitas na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada encerra ações de 2015


O programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada encerra suas ações em 2015 neste fim de semana, tendo beneficiado 9.897 pessoas. O programa, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), atendeu os trabalhadores rurais da fruticultura irrigada, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores e tratoristas, que ficam sem emprego no período da entressafra em sete cidades do Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó e Petrolândia.

Os agricultores cadastrados no programa receberam o benefício dividido em quatro parcelas de até R$ R$ 246,45, complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Além disso, a Seplag, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e da Mulher, ofereceu uma série de atividades de capacitação para os beneficiários e membros de suas famílias. O cronograma começou em janeiro, com a fase de cadastramento e seguiu até julho, quando se encerraram as qualificações profissionais.

O Chapéu de Palha será encerrado com a conclusão dos cursos oferecidos em
parceria com a Secretaria da Mulher. As trabalhadoras rurais puderam escolher entre várias capacitações ocorridas em junho e julho, como Arquitetura de interiores; Jardinagem; Recepcionista; Formação sociopolítica, Artesanato de materiais recicláveis e gerenciamento de resíduos sólidos; Princípios de processamento de frutas e hortaliças; Fundamentos de informática; Introdução ao telemarketing. Foram beneficiadas 3.425 mulheres, divididas em 160 turmas.

Já entre os meses de abril e junho, a Secretaria de Educação ofereceu aulas de Letramento na Perspectiva de Visão de Mundo. Voltado para os beneficiários analfabetos, o curso serve como uma iniciação e estímulo para que os trabalhadores procurem, posteriormente, um processo de alfabetização. Participaram 1.945 pessoas, divididas em 86 turmas.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, o Chapéu de Palha aposta na educação e qualificação profissional como principais fatores de desenvolvimento para muitas famílias que não encontram trabalho no período da entressafra. “É um programa que vem transformando as vidas de milhares de pernambucanos. É muito mais do que o pagamento de um benefício. É um projeto que leva cidadania, inclusão social e qualidade de vida para os trabalhadores”, afirmou.


O Programa – Para a edição deste ano, o Chapéu de Palha recebeu um investimento de R$ 72 milhões. Foram cadastrados 30.015 trabalhadores rurais nas três frentes de atuação – Cana-de-açúcar, Fruticultura Irrigada e Pesca – em 53 municípios. Assim como os trabalhadores da Fruticultura Irrigada, os da Zona Canavieira recebem uma bolsa de quatro parcelas de até R$ 246,45, complementares ao valor recebido pelo Bolsa Família. Já os pescadores artesanais recebem quatro parcelas de até R$ 256,52. Todos os inscritos no programa participam de cursos de qualificação profissional. Desde o seu lançamento, em 2009, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada atendeu mais de 90 mil agricultores do São Francisco.

Implantado pela primeira vez na gestão do ex-governador Miguel Arraes, o Chapéu de Palha foi resgatado para atender aos trabalhadores rurais da palha da cana e suas famílias, na região da Zona da Mata pernambucana, durante o período da entressafra. Já na gestão do ex-governador Eduardo Campos, o programa foi expandido para mais duas áreas, a Fruticultura e a Pesca. Em 2012, foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova York, Eduardo Campos recebeu o prêmio como um reconhecimento às ações governamentais que contribuem para a inclusão social. 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quarta-feira

Mega-sena aposta casa lotérica sorteio loteria (Foto: Paola Fajonni/G1)Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões
nesta quarta-feira (Foto: Paola Fajonni/G1)
O sorteio do concurso 1.725 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (22), poderá pagar o prêmio de R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 218,3 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 50 imóveis de R$ 640 mil cada ou uma frota de 213 carros de luxo.
Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Programa Ganhe o Mundo embarca estudantes para Nova Zelândia

O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria de Estadual de Educação (SEE), embarcou mais 54 alunos, na última sexta-feira (17). Com destino à Nova Zelândia, os estudantes passarão um período letivo aperfeiçoando o inglês e conhecendo uma nova cultura. Acompanhados de uma dupla de técnicos do PGM, os estudantes que já estão na Nova Zelândia, mas até a chegada ao destino final, o roteiro da viagem passou por São Paulo, Chile e Austrália. Na edição 2015 do PGM, 73 estudantes já iniciaram o programa de intercâmbio. A primeira turma, com 19 intercambistas, seguiu no dia 15 deste mês com destino ao Uruguai.

Ainda no aeroporto do Recife, intercambistas e parentes demonstraram a felicidade e ansiedade de participarem dessa experiência. “Para estar aqui tive que estudar muito. Foram horas de dedicação e muita música em inglês”, disse o aluno Rafael Ramires, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha, em Fernando de Noronha. Rafael, que disse querer aproveitar cada oportunidade, foi o único aluno da escola que estuda selecionado pelo programa. A mãe, Marluce Santana, 53 anos, estava emocionada e disse querer o melhor para o seu único filho. “Ele estudou muito. Agora, espero que saiba aproveitar o momento. Quero que a viagem sirva para aperfeiçoar o idioma e, principalmente, para conhecer a nova cultura e fazer grandes amigos”, disse.
A colega de Rafael, Welainny Viana, 15 anos, foi a única do Colégio da Polícia Militar do Recife, a ser selecionada para fazer o intercâmbio. “Tinha uma base em relação ao idioma, mas quando comecei a fazer o curso percebi que precisava aprender mais. Me ‘joguei’ nos estudos e passava horas estudando para conseguir, hoje, estar aqui. Meu esforço foi reconhecido e lá na Nova Zelândia quero aprender, conhecer pessoas e diferentes lugares”, disse a aluna que, no aeroporto, estava acompanhada da tia Carminha, como gosta de ser chamada. “Minha sobrinha é muito inteligente. É meu orgulho. Acho que a viagem é apenas o início de um futuro promissor que ela terá”, disse a tia, emocionada.
PGM - Na edição de 2015 do PGM, 1.011 alunos terão a oportunidade de participar do programa. Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo já beneficiou 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo antecipa 50% do décimo terceiro e injeta R$ 350 milhões na economia do Estado


Como forma de evitar em Pernambuco o aprofundamento dos efeitos da crise que atinge a economia nacional, o Governo do Estado antecipa para o dia 27 de julho, 50% do pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais. Com a medida, o Governo irá desembolsar R$ 350 milhões dos cofres públicos, proporcionando diretamente o aquecimento do nível de atividade econômica no Estado.

Com a antecipação de parte do décimo terceiro, o calendário de pagamento da folha salarial sofrerá, ao longo do segundo semestre, alteração na sua programação (ver tabela abaixo). Os salários do mês de julho serão pagos nos próximos dias 05 e 06 de agosto. “Em menos de dez dias, todo o funcionalismo público receberá o equivalente a um salário e meio”, ressalta o secretário de Administração, Milton Coelho, acrescentando que nesse período serão injetados na economia mais de R$ 1 bilhão. “A maior parte dos estados, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, faz o pagamento dos servidores no começo de cada mês”, ressalta Milton.
Para o secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, essas ações, além de aquecer a economia, permitem, em tempos de dificuldades financeiras, um melhor equilíbrio nas contas do Estado. “Receitas relevantes, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de grandes contribuintes entram no caixa, entre os dias 30 e 03 de cada mês”, explica Stefanni o motivo para a alteração do calendário.
Outras medidas para garantir o equilíbrio das contas serão implantadas nos próximos dias. Nova redução de R$ 300 milhões nas despesas de custeio, além daquelas já anunciadas no início do ano serão adotadas. “É a única forma de manter os compromissos com a população em dia diante da queda na receita no último semestre”, observou Stefanni.
Ainda segundo Milton, o provisionamento dos recursos para a segunda parcela do décimo terceiro, já está garantido, e a data de pagamento está definida para o dia 15 de dezembro deste ano.
Atualmente o quadro do funcionalismo público está dividido em: 124 mil ativos (representando 59% da folha), 65 mil aposentados (30% da folha) e 24 mil pensionistas (11% da folha).
O novo calendário de pagamento funcionará da seguinte forma: Os aposentados e pensionistas de todos os órgãos serão os primeiros a receber, seguidos pelos demais servidores civis e militares estaduais.

 

terça-feira, 14 de julho de 2015

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O XXV FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

foto-noticia

Na manhã de hoje, 14, houve uma reunião preparatória, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, Garanhuns, com o efetivodaquela unidade, tendo em vista o XXV FIG - Festival de Inverno de Garanhuns, queacontecerá de 16 a 25 de julho.
Tenente Coronel PM Ely Jobson, Comandante do 9º BPM - Batalhão Arruda Câmara, o "Gigante das Sete Colinas", expressou sua gratidão em comandar a unidade militar e conclamou toda tropa a cumprir seu papel no Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, bem como, enfatizou operfil histórico do evento e sua importância no calendário turístico pernambucano, o qual atrai turistas nacionais e internacionais devido as atrações, consagradas no cenário nacional e local.

Os militares foram instruídos nos procedimentos em ocorrências, no bom relacionamento com o público e seguimentos diversos, bem como nos encaminhamentos específicos, conforme a tipificação pertinente a cada caso.
Serão empregados no festival policiais do 9º BPM, além do reforço que virá de outras unidades militares da capital e interior.

Fonte: 9º BPM

Fórum é arrombado e bandidos levam equipamentos de informática, em Jupi

Grade de proteção de janela do Fórum de Jupi foi serrada (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Grade de proteção de uma das janelasdo Fórum
de Jupi  (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
O Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano foi arrombado em Jupi, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos teriam serrado a grade de proteção de uma das janelas do prédio. Também foram quebradas portas de acesso às salas do plenário do júri e cartório.
Ainda segundo a PM, foram levados um HD externo, um distribuidor de telefone e uma câmera fotográfica. Alguns processos foram rasgados. Técnicos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) foram até o local na segunda-feira (13) para colher as digitais deixadas pelos criminosos. Até o momento, ninguém foi preso.

Do G1 Caruaru


25º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS CONTARÁ COM CAMAROTE DE ACESSIBILIDADE

Estrutura comporta até 50 pessoas e contará com interprete de libras
O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que chega a sua 25ª edição, este ano, contará com um Camarote da Acessibilidade, que ficará localizado em um dos principais polos do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.  O camarote visa auxiliar as pessoas com deficiência severa ou moderada a acompanharem os shows em um local mais apropriado.
O camarote contará com interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), banheiros químicos adaptados, rampa, e comporta até 50 pessoas. O acesso é gratuito, mediante agendamento prévio que poderá ser feito diretamente na Casa dos Conselhos.
Os interessados precisam entrar em contato com a Casa dos Conselhos, por meio dos telefones: (87) 3762-7082 ou 9-9978-5505, e ainda nos casos daqueles que possuam deficiência auditiva podem enviar mensagem de texto (SMS), para o número anteriormente informado, ou pelo e-mail: comudegaranhuns@hotmail.com .
As inscrições terão início amanhã (15) e se estenderão até o último dia do Festival de Inverno, dia 25 de Julho. Cada pessoa terá direito a dois agendamentos.

Texto: Luanny Porto
Foto: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Governador afirma que Pernambuco está preparado para receber novos investimentos estruturadores



A ampliação da fábrica da Brasil Kirin em Igarassu, inaugurada nesta segunda-feira (13), reforçou o polo de bebidas do Litoral Norte. Durante o ato, o governador Paulo Câmara enfatizou que Pernambuco está preparado para receber mais investimentos estruturadores e que no seu governo o Estado continuará sendo conduzido de maneira a atrair novos empreendimentos do tipo.

"Pernambuco se preparou muito nos últimos anos para receber novos investimentos. Não foi pouco o que foi feito. Criamos aqui uma política tributária diferenciada, que possibilitou o desenvolvimento desse grande polo de bebidas aqui no Litoral Norte. Também fizemos um amplo processo de capacitação profissional; ação que tem possibilitado a efetiva contratação da mão de obra pernambucana pelas empresas que aqui se instalam. E garantimos ainda a infraestrutura necessária para receber os empreendimentos", argumentou Paulo Câmara.
A ampliação da planta, que recebeu um aporte inicial de R$ 500 milhões, compreende uma área de 38 mil metros quadrados em toda a unidade e conta com três linhas de produção. Pela posição estratégica, às margens da BR-101 Norte, a fábrica abastecerá, além de Pernambuco, os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O plano de expansão será realizado em seis etapas, totalizando um investimento de R$ 900 milhões, em cinco anos.
A Brasil Kirin, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, é uma das principais empresas de bebidas do País, com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários. Em Pernambuco, o grupo atua desde 2003, mas foi no ano de 2012 que a empresa aderiu ao Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), que visa atrair e fomentar investimentos na atividade industrial e no comércio, através da concessão de incentivos fiscais.
A empresa é responsável pela fabricação das marcas Schin, Nova Schin, Schin no Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Cintra, Glacial, Água Schin, Fibz, Ecco!, Schin Refrigerantes, Schin Tônica, Itubaína, Mini Schin, Fruthos e Skinka. As cervejas, refrigerantes, sucos e energéticos estão presentes em mais de 600 mil pontos de venda em todo o Brasil.
Para o chefe do Executivo pernambucano, a confiança do empresariado no Estado é mais uma prova de que estamos no caminho certo do desenvolvimento. "Sabemos o que vem passando esse País com a crise econômica e política. Mas, acima de tudo, com uma crise de confiança. No momento, não é possível saber o que pode acontecer. E a falta de expectativas leva, muitas vezes, o investidor a colocar o pé no freio e esperar para ver o que vai acontecer. Mas é bom saber que as pessoas que investem em Pernambuco têm confiança no nosso trabalho e continuam seguindo em frente", argumentou Câmara.
Antes da solenidade, o chefe do Executivo estadual visitou as novas instalações. Após o corte da fita, Paulo e as demais autoridades presentes degustaram a cerveja Schin, uma das marcas produzidas pela Brasil Kirin. Na ocasião, o governador salientou que a confiança de Pernambuco é a característica mais forte para os que decidem apostar no Estado.
"Nós temos que continuar trabalhando da forma que a gente sabe que deve: fazendo novas parcerias, buscando soluções aqui e mostrando ao mundo as qualidades de Pernambuco. Confiar nos pernambucanos vale a pena! Confiar e trabalhar por Pernambuco faz com que a gente continue no caminho certo. Fico feliz, em um momento como esse, que as pessoas saibam que investir em Pernambuco é um grande negócio. Temos instituições sólidas; uma classe empresarial guerreira e um povo que, acima de tudo, quer viver e criar os seus filhos nessa terra", cravou Paulo Câmara.
Presidente da Brasil Kirin, Gino Di Domenico lembrou que o grupo foi um dos primeiros a investir em Pernambuco, impulsionando o desenvolvimento do polo de bebidas. "O Nordeste é uma das regiões mais importantes para o grupo e Pernambuco tem se destacado através do seu crescimento constante e sólido", enalteceu Domenico, dizendo, ainda, que a planta de Igarassu é uma das mais modernas do mundo.
EDUARDO - No dia em que se completaram 11 meses do seu falecimento, o ex-governador Eduardo Campos foi homenageado pela Brasil Kirin com uma placa que ficará na ala industrial da ampliação inaugurada hoje. Campos, que atuou para interiorizar o desenvolvimento em Pernambuco, foi representado no ato pelo seu irmão, o advogado e escritor Antônio Campos.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

domingo, 12 de julho de 2015

Inscrições abertas para 30 oficinas de formação cultural da 25ª edição do FIG

Oficina Acrobacia Criativa está entre opções oferecidas durante 25ª edição do FIG (Foto: Renata Pires/ Divulgação Secult-PE)Oficina 'Acrobacia Criativa' está entre opções 
(Foto: Renata Pires/ Divulgação Secult-PE)
Do G1 Caruaru

Estão abertas as inscrições para as atividades de formação cultural oferecidas durante a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns(FIG), no Agreste. Ao todo, são oferecidas 30 oficinas e um seminário. Há capacitações em segmentos como artes cênicas, artes visuais, audiovisual, artesanato, cultura digital, gastronomia, literatura, música e patrimônio cultural, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).
Confira aqui a lista completa de atividades.
Os interessados devem se inscrever até a sexta-feira (17) na sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na Rua Treze de Maio, sem número, sala 5, Bairro São José. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3184-3113, da Gerência de Formação Cultural da Secult-PE.
O evento ocorre entre os dias 16 e 25 de julho. Veja a programação.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PRF apreende 53 kg de maconha na BR-232 em Pesqueira, no Agreste

Do NE10 Interior
Condutor do carro fugiu e ainda não foi localizado / Foto: Divulgação/PRF.
Condutor do carro fugiu e ainda não foi localizadoFoto: Divulgação/PRF.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 53 kg de maconha nessa quinta-feira (9) na BR-232 em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da PRF, o efetivo realizava uma fiscalização de rotina quando teria solicitado que um carro parasse para ser fiscalizado. Antes de ser abordado, o condutor do carro saiu do veículo e fugiu pelo matagal.

A PRF informou que revistou o carro e encontrou a droga escondida. A maconha foi pesada e encaminhada à Delegacia Regional de Belo Jardim, também no Agreste, responsável pelo registro da ocorrência. Até o momento, o suspeito não foi localizado.  

12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco ocupa palcos do Recife

Julho conta com uma programação de teatro para infância intensa no Recife, graças ao 12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, realizado pela Metrón Produções com o incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco. O evento segue ocupando quatro palcos da cidade até 02 de agosto: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) e Teatro Santa Isabel. Os espetáculos são encenados espetáculos aos sábados e domingos, às 16h30. Confira programação AQUI.
A programação foi composta a partir de edital nacional de seleção, com a participação de 130 de espetáculos. O resultado são 24 apresentações de 12 companhias, sendo nove da Região Metropolitana do Recife, uma companhia de Petrolina (Cia. Biruta), representando o Sertão do Estado; e dois representantes do Sul e Sudeste do País, uma companhia de Curitiba com o espetáculo “Entre Janelas” (Tato Criações Cênicas) e a Cia. Arte Móvel da cidade de Americana (São Paulo), com o “Pinócchio – Olhos de Madeira”.
A curadoria foi composta por: Marcondes Lima, mestre em Artes Cênicas (UFBA), e professor do Curso de Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas (UFPE), encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator e bonequeiro; sócio fundador do Mão Molenga Teatro de Bonecos; Ruy Aguiar, ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e diretor da Metron Produções; e Williams Sant’Anna, gestor cultural, arte educador e historiador; especialista em Gestão Cultural (MinC, Fundaj e UFRPE); mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), pesquisador de artes cênicas, ator, palhaço, encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista cênico.

quarta-feira, 8 de julho de 2015


Programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2015


A nove dias da abertura oficial da 25º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), enfim, a programação completa é divulgada. A Fundarpe anunciou, nesta terça-feira (7), que o Fig terá 13 polos e mais de 200 shows. Uma novidade é o compromisso de não repetir atrações do ano anterior. A escritora Luzilá Gonçalves Ferreira, colunista do caderno Viver, do Diário de Pernambuco, será a homenageada.

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2015

Quinta-feira, 16/07 
Abertura Oficial 
19h - Show Porcelana - Alaide Costa e Gonzaga Leal
Local: Teatro Luiz Souto Dourado Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Kiara 22h - Renata Rosa 
23h - Isaar e Voz Nagô 
0h30 - Ana Carolina 

Sexta-Feira, 17/07
Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Leo e Banda
22h - Ska Maria Pastora
23h10 - Fafá de Belém com Participação de Manoel e Felipe Cordeiro 
0h30 - Banda Calypso 

Sábado, 18/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
22h - Hercinho e os Cabras do Mato
23h10 - Eddie
0h - Orquestra Contemporânea de Olinda 
1h30 - Lenine Palco Pop 
18h - Martzabel 
19h10 - Graxa 20h20 - The Baggios 
21h30 - Ave Sangria Domingo

Domingo, 19/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Orquestra Popular da Bomba do Hemetério 
22h - Lucas e Orquestra dos Prazeres 
23h10 - Mundo Livre S/A 
0h30 - Pitty Palco Pop 
18h - Banda Marsa 
19h10 - Radiola Serra Alta 
20h20 - Isadora Melo 
21h30 - Matinada 

Segunda, 20/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Neander 
22h - Devotos 
23h30 - Racionais MC’s 

Terça, 21/07
Palco Mestre Dominguinhos
21h - Leonardo Sullivan 
22h - Agnaldo Timóteo 
23h30 - Joanna 

Quarta, 22/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Forró Pesado 
22h - Herbert Lucena 
23h10 - Quinteto Violado
0h30 - Flávio José 

Quinta, 23/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
21h - Alexandre Revoredo 
22h - DJ Dolores 
23h10 - A Cor do Som
0h30 - Davi Moraes e Moraes Moreira 

Sexta, 24/07
Palco Mestre Dominguinhos
22h - Adiel Luna 
23h10 - Belo Xis e Wellington do Pandeiro 
0h - Mariene de Castro 
1h30 - Bendito Samba Palco Pop
18h - Millena Raimer 
19h10 - Coutto Orchestra 
20h20 - Silvério Pessoa 
21h30 - Tiê 

Sábado, 25/07 
Palco Mestre Dominguinhos 
22h - Andrea Amorim 
23h10 - Bonsucesso Samba Clube
0h - Mombojó 
1h30 - Capital Inicial Palco Pop 
18h - Gold Hits 
19h10 - Joanatan Richard 
20h20 - Wado 
21h30 - Johnny Hooker

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...