Renuncia

pesquisa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Armando Monteiro assina convênio e incentiva produção de gesso em PE

Ministro Armando Monteiro firma convênio para incentivar produção de Gesso no Sertão do Araripe em PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior,Armando Monteiro,esteve esta segunda-feira(25) em Araripina, no Sertão do Araripe em Pernambuco. 
Ele anunciou investimentos e assinou um convênio para a implementação das ações de um projeto, que visa desenvolver o setor de produção do gesso na região.
O projeto pretende incentivar a exportação de gesso.  “Você sabe que o Brasil vive um momento difícil no mercado interno, com a queda da atividade econômica. E a alternativa que nós temos é aproveitar esse câmbio para exportar. Essa é a melhor forma de manter os empregos e até de ampliar os empregos. Portanto, o polo gesseiro precisa conquistar novos mercados”, ressalta o ministro.
O projeto setorial do gesso faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportador do Governo Federal, em parceria com o Sindicato da Indústria do Gesso e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A ação vai atender 36 empresas, sendo 32 delas de Pernambuco. O restante são dos estados do Ceará, Pará, Maranhão e Amazonas.
O presidente da Apex, David Barioni, disse que a agência vai fazer investimentos no setor gesseiro. “A ideia é trazer 350 mil dólares de exportação esse ano, e 500 mil dólares no ano que vem. Para isso, a Apex está colocando R$ 2 milhões e 100 mil reais e os empresários mais de um milhão”.       Entre as medidas estão a avaliação do setor no Brasil e no mundo, a elaboração de diagnóstico do mercado e das empresas, a realização de oficinas de sensibilização, além da criação de diretrizes para atuação em mercados do exterior.
O polo gesseiro do Araripe é responsável por 95% do fornecimento do produto para o mercado nacional e os empresários da região já sonham com o comércio no exterior. "Sabemos que o mercado está em crise e isso vai ser um diferencial muito grande”, destaca o empresário Michel Araújo.
Do G1 Petrolina
Araripe em PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
Secretaria de Planejamento divulga balanço
do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada


O Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada cadastrou 9.934 trabalhadores rurais nos sete municípios – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia – que são atendidos pelo programa no Sertão do Estado. As inscrições foram finalizadas na última sexta-feira (22) nos 14 pontos de atendimento instalados na região.

O coordenador do programa, coronel Humberto Viana, faz um balanço positivo sobre o cadastramento. “Nossa avaliação é de que todo o processo aconteceu de forma tranquila, atendendo a todos os trabalhadores que procuraram os locais de cadastramento”, afirma. Ele destaca a parceria realizada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Petrolina, município que conta com o maior número de inscritos.

“A Prefeitura foi um importante parceiro nessa etapa de cadastramento, ajudando com a infraestrutura e, principalmente, com a ação paralela de combate ao Aedes Aegypti”, comenta. O coordenador também ressalta que foram gerados cerca de 200 empregos temporários para o atendimento dos trabalhadores.

A primeira parcela do benefício será paga em março. Cada trabalhador receberá quatro parcelas de até R$ 246,45 complementares ao Bolsa Família. Além disso, os cadastrados participarão de cursos de qualificação profissional, que devem ter início a partir de março. Os cursos são realizados numa parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão e as Secretarias da Mulher, de Educação, da Agricultura e Reforma Agrária, de Meio Ambiente e de Trabalho e Qualificação Profissional.

O Chapéu de Palha atua em três frentes: Fruticultura Irrigada, Zona Canavieira e Pesca Artesanal. Ainda neste semestre,  será dado o início para o cadastramento dos trabalhadores da palha da cana da Zona da Mata e dos pescadores de todo o Estado no programa.


Foto: Douglas Fagner

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...