Renuncia

pesquisa

segunda-feira, 30 de junho de 2014

PROGRAMAÇÃO DO 24º FESTIVAL DE INVERNO SERÁ ANUNCIADA NESTA QUINTA-FEIRA (03)

Programação_do_24º_Festival_de_Inverno_será_anunciada_nesta_quinta-feira_03.jpg
A programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será anunciada na próxima quinta-feira (03), às 11h, no Teatro Arraial, ao lado do prédio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), na Rua da Aurora, no Recife. A decisão veio após comum acordo numa reunião realizada hoje (30), entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns. O evento acontecerá de 17 a 26 de julho e deverá ter uma de suas noites de shows da Praça Cultural Mestre Dominguinhos – polo principal, custeada pela Prefeitura de Garanhuns. A parceria garantiu que o evento permanecesse com 10 dias de duração na praça.
Participaram da reunião o secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Também estiveram, na ocasião, a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, a secretária municipal de Turismo, Gerlane Melo, e a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, além dos diretores da Secult André Brasileiro (Políticas Culturais) e Bode Vlença (Produção).
A expectativa é que o FIG faça circular em torno de 500 mil pessoas em Garanhuns, nos dias do evento, que acontecerá de 17 a 26 de julho, com centenas de atrações espalhadas por mais de dez polos de atração. A grade do 24º FIG será composta por artistas nacionais e locais, que inscreveram suas propostas na convocatória, além de alguns convidados. O FIG mantém seu perfil de festival de cultura que, para além dos shows, promove os mais diversos segmentos da arte, como a Dança, Teatro, Circo, Literatura, Audiovisual, Moda, Fotografia, Cultura Popular, Artesanato, além de focar suas ações na promoção da Economia Criativa, Patrimônio e Preservação Cultural, e Formação. A programação valoriza a produção pernambucana, sem deixar de abrir espaço para atrações de relevância nacional.

Texto: Secom Garanhuns / Ascom Secult | Foto: Divulgação
Cloves Teodorico
Gerente de Relações com a Imprensa
(87) 9600.8965 | cloves.teodorico@gmail.com
Jacqueline Menezes
Secretária de Comunicação Social
(87) 9997.9572 | jacqueline.secomgaranhuns@gmail.com

Projovem Urbano divulga resultado preliminar de seleção

Créditos: Divulgação
A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado da seleção pública simplificada destinada ao preenchimento de 409 vagas para profissionais de nível médio e superior.
Os candidatos classificados serão convocados para as contratações através da Gerência Regional de Educação (GRE) correspondente, de acordo com a Unidade de Trabalho para a qual concorreu, pela ordem de pontuação decrescente, para ocupação das vagas, conforme a necessidade do Programa Projovem Urbano. A convocação será através de telegrama e/ou e-mail, enviado para o endereço constante na ficha de inscrição do candidato. O candidato selecionado terá o prazo de até três dias para se apresentar, a contar da data da convocação.

Veja aqui a relação dos aprovados

domingo, 29 de junho de 2014

III CORRIDA DE SANTO ANTÔNIO RECEBE CENTENAS DE CORREDORES

Momento_da_largada.jpg
Carioca_Djalma_Mello_compete_desde_a_primeira_edição.jpgFoi realizada neste domingo (29), a III Corrida de Santo Antônio, em Garanhuns (PE). O evento reuniu centenas de corredores de todo o Brasil, tendo forte participação de estados da região Nordeste. Numa realização da Prefeitura de Garanhuns e do Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, a terceira edição teve uma premiação total de R$ 38.800,00.
O prefeito do município, Izaías Régis Neto, participou da abertura. Minutos antes para a largada, o gestor deixou suas palavras de incentivo. "Essa corrida já tem uma história. É preciso que continuemos dando suporte para seu crescimento, cada vez mais participantes de todos os lugares do país. Vamos incentivar, também, a atividade física, aos nossos filhos. Para que comecem o quanto antes, cuidar da saúde", disse.
Passava das 10h quando foi dada a largada. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) deram suporte à segurança no trajeto. Todos os participantes, que estiveram no percurso de maneira profissional ou só por hobby, receberam um kit especial, contendo um chip eletrônico para monitoramento, camisa, squeeze, boné e mochila.
O carioca Djalma Mello, de 59 anos de idade, que reside em Maceió (AL), começou a correr aos 38 anos de idade. Ele, que participa da competição desde a sua primeira edição, diz que tudo depende da força de vontade. "Eu já cheguei a pesar mais de 120 quilos. Hoje tenho pouco mais de 60. A corrida mudou a minha vida. Em novembro mesmo, irei participar de uma maratona em Nova York", comentou.
Confira, abaixo, os classificados e premiados:
CATEGORIA JUVENIL / FEMININO / 6KM
1º - DENISE DA SILVA FERREIRA
2º - MARIA JEYNE RAYANNE DA SILVA
3º - DAYANE FERREIRA BEZERRA
CATEGORIA JUVENIL / MASCULINO / 6KM
1º - EMANUEL DA SILVA DUARTE
2º - JOSÉ ALVES DA SILVA JÚNIOR
3º - HUGO SOARES DA SILVA
CATEGORIA INFANTIL / FEMININO / 3KM
1º - ROSEM MAYARA VIEIRA DA SILVA
2º - ANDREISA OLIVEIRA DA SILVA
3º – LOISE VICTÓRIA CRUZ BARBOSA
CATEGORIA INFANTIL / MASCULINO / 3KM
1º - FRANCISCO MARCOS DOS SANTOS
2º - CÍCERO ANDRÉ DA SILVA
3º - FLÁVIO LUIZ A. DO NASCIMENTO
CATEGORIA ADULTO / MASCULINO / 10KM
1º - WELLINGTON BEZERRA DA SILVA
2º - GILMAR OLIVEIRA SILVA
3º - RAFAEL ALMEIDA SILVESTRE
CATEGORIA ADULTO / FEMININO / 10KM
1º - MISIA FERREIRA DA SILVA
2º - MIDIAN FERREIRA DA SILVA
3º - PATRÍCIA DA SILVA CAVALCANTI
CATEGORIA PRÉ-MASTER / MASCULINO / 10KM
1º - CÍCERO VIEIRA ROCHA
2º - EDSON ARRUDA SANTOS
3º - ANTÔNIO RAIMUNDO NERIS DE OLIVEIRA
CATEGORIA PRÉ-MASTER / FEMININO / 10KM
1º - SARA LIBERATO DINIZ LIMA
2º - MARIA VALDELICE CRUZ BARBOSA
3º - LUCIANE HOLANDA DE ASSUNÇÃO
CATEGORIA MASTER / MASCULINO / 10KM
1º - JOSÉ CLÁUDIO LOPES DA SILVA
2º - HELENO JOSÉ DA SILVA
3º - JURANDIR DOS SANTOS
CATEGORIA MASTER / FEMININO / 10KM
1º - VERA LÚCIA LEITE DA SILVA
2º - EDVÂNIA MARIA VALÉRIO DA SILVA
3º - AUGUSTINHA LOPES DOS SANTOS
CATEGORIA GERAL / MASCULINO / 10KM
1º - JOSÉ MÁRCIO LEÃO DA SILVA
2º - JAIR JOSÉ DA SILVA
3º - DANIEL HENRIQUE ALVES SABINO
4º - MARCOS ANTÔNIO PEREIRA
5º - UBIRATAN JOSÉ DOS SANTOS
CATEGORIA GERAL / FEMININO / 10KM
1º - MARILY DOS SANTOS
2º - MIRIAN FARIAS DA SILVA
3º - LARISSE DO NASCIMENTO SOUZA
4º - JOSEFA MARIA DA SILVA
5º - MARIA DE LURDES FERREIRA
Pódio_repleto_de_garanhuenses.jpg

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Cloves Teodorico / Jacqueline Menezes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

MAIS DE 25 MIL PESSOAS NA FESTA DA CONVENÇÃO DA COLIGAÇÃO “PERNAMBUCO VAI MAIS LONGE”

Mais de 25 mil pessoas acompanham, neste momento, a festa da convenção da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”, na casa de eventos Palladium, em Caruaru. Os candidatos Armando Monteiro (PTB), a governador, Paulo Rubem Santiago (PDT), como vice-governador, e João Paulo (PT), ao Senado, terão suas candidaturas homologadas neste domingo (29).
A chagada dos candidatos ao palco da convenção foi embalada pelos jingles de campanha de Armando Monteiro e João Paulo, que ressaltam a ligação e a preocupação dos candidatos com o povo pernambucano. A festa da convenção está reunindo diversas lideranças políticas e vários candidatos a deputado estadual e federal. A militância empunha várias bandeiras.
Foto: Alexandre Albuquerque

sexta-feira, 27 de junho de 2014


FIG seleciona propostas para Praça da Palavra e Pavilhão do Artesanato







Estão abertas até o dia 30 deste mês as inscrições de propostas para a ocupação da Praça da Palavra e do Pavilhão do Artesanato durante a 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Podem se inscrever escritores, editores, sebistas, livreiros e cordelarias, além de artistas e artesãos de todo o Brasil.
Localizado na Praça Euclides Dourado, o Pavilhão do Artesanato, é um espaço destinado à exposição, comercialização e troca de produtos culturais e funciona durante todos os dias do festival.
 A Praça da Palavra transforma a Praça Souto Maior em um pólo dedicado à literatura, com palestras, cursos, recitais, bate-papos, e lançamentos de livros.
As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio de protocolo ou pelos correios. A Convocatória pode ser acessada no site da FUNDARPE.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

FESTA DE SÃO PEDRO ACONTECE DE 27 A 29 DE JUNHO



Festa_de_São_Pedro_acontece_de_27_a_29_de_junho.jpg
Evento é tradição no distrito de São Pedro, em Garanhuns
A Prefeitura de Garanhuns realiza de 27 a 29 de junho, a Festa de São Pedro 2014. O evento tornou-se conhecido em toda a região por valorizar os potenciais locais. O distrito, que tem o mesmo nome do santo, está localizado a cerca de 15 quilômetros de Garanhuns.
A programação contempla eventos religiosos e shows musicais. Confira, abaixo, os detalhes:
Dia 27
16h00 Procissão da Bandeira (saindo da casa de Alaíde Olívia para a capela do distrito)
19h00 Benção do Santíssimo Sacramento
19h30 Celebração da Santa Missa
A partir das 21h00
Trio Bob Esponja e Swing do Andinho
São Pedrilha
Dia 28
19h00 Recitação do terço Mariano
19h30 Celebração da Santa Missa
A partir das 21h
Forró na Mídia
Max e Banda Strelar
Djair e Banda
Dia 29
15h00 Carreata saindo da Catedral de Santo Antônio (na Avenida Santo Antônio, centro, Garanhuns) em direção ao distrito de São Pedro.
A partir das 21h
Internautas do Forró
Gilberto e Banda
secon/garanhuns 

AGRICULTORES DE INGAZEIRA RECEBEM MAIS DE 25 MIL ALEVINOS

  • Foto: Divulgação
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) distribuiu 25 mil alevinos (filhote de peixe), para agricultores familiares, durante a 5ª Feira de Caprinos e Ovinos de Ingazeira – Fecaprio, realizada de sexta-feira (20/06) até a terça-feira (24/06). O IPA participou do evento com um estande, representando a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara).
De acordo com o presidente do IPA, Genil Gomes, os alevinos foram trazidos da base piscicultura, instalada na Estação Experimental do IPA, em Serra Talhada. “Essa iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e dinamizar a cadeia produtiva da piscicultura em todas as regiões do Estado”, destacou Gomes.
Além disso, houve a liberação de 22 projetos pra compra de animais e irrigação, com investimento de R$ 77 mil reais. A ação é fruto de convênio celebrado entre o IPA e o Banco do Nordeste, para compra de animais na Fecaprio.
IPA

TAXA DE DESEMPREGO DECLINA EM PERNAMBUCO

A taxa de desemprego total da Região Metropolitana do Recife (RMR) diminuiu 0,5 ponto percentual e atingiu 12,8% no mês de maio, sendo esta a segunda menor taxa já registrada para o período. Os dados integram a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgados nesta quarta-feira (25), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, em parceria com a Agência CONDEPE/FIDEM e a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE).
 
Segundo o coordenador da PED pelo Dieese, Jairo Santiago, o recuo da taxa já era esperado. "O efeito Copa do Mundo foi o grande responsável pela queda da taxa de desemprego na RMR e esse efeito tende a permanecer, pois estamos num ano bastante atípico com o advento do mundial no Brasil e as eleições", comenta.
 
No mês de maio, 22 mil postos de trabalho foram gerados, acarretando no crescimento de 1,4% do nível de ocupação na RMR, cujo contingente de ocupados foi estimado em 1.638 mil pessoas. Dos setores de atividade analisados verificou-se ampliação no setor de Serviços (27 mil ou 2,9%), relativa estabilidade na Indústria de Transformação (-1 mil ou -0,6%) e na Construção Civil (-1 mil ou -0,7%), seguido de retração no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2 mil ou -0,5%).
 
Quanto a posição na ocupação, o número de assalariados cresceu 1,5% e o de autônomos 2,5%. Os empregados domésticos e os ocupados classificados nas demais posições registraram 0,9% e 0,8%, respectivamente. Entre os meses de março e abril, o rendimento médio real variou 0,3% entre os autônomos e -0,2% para os ocupados e assalariados. Em termos monetários, passaram a corresponder a R$ 1.202,00, R$ 1.285,00 e R$ 936,00, respectivamente. 
Condepe fidem 

Vestibular Da UPE Inicia Inscrições Na Próxima Segunda


Nesta quarta-feira (25/07) a Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou as novidades e todos os detalhes do seu processo de ingresso 2015, que inclui o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e o Vestibular, em entrevista coletiva para os jornalistas na Reitoria da instituição.
Na próxima segunda-feira (30/06) já começam as inscrições para o Vestibular/2015 e seguem até o dia 31 de julho, exclusivamente pela internet, através do endereço http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa custa R$ 110,00. Quem vai se inscrever para o SSA deverá ficar atento as datas. As inscrições vão de 14 de julho a 15 de agosto, no mesmo endereço eletrônico, com taxa de R$ 85,00.
Este ano a UPE oferece 3.460 vagas para 53 cursos de graduação, sendo: 2.074 no vestibular e 1.386 no SSA. Os cursos oferecidos são distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.
Para o Vestibular/2015 a seleção será realizada em duas etapas. A primeira compreende as provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e serão aplicadas pelo Inep/MEC em dois dias consecutivos (08 e 09/11/2014). A segunda etapa será um conjunto de provas objetivas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição, em dois dias consecutivos (07 e 08 de dezembro) e aplicadas pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE. Ainda para a segunda etapa não haverá mais redação própria da UPE, será utilizada a redação do Enem, obrigatória para todos os candidatos.
Já para a terceira fase do SSA as provas acontecem em 16 e 17 de novembro, e as da primeira e segunda nos dias 30/11 e 01 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.
Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.
Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.pe.gov.br ou ainda no endereço eletrônico:http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
VESTIBULAR: 30/06 à 31/07/2014 – Taxa: R$ 110,00
SSA: 14/07 à 15/08/2014 – Taxa: R$ 85,00

CALENDÁRIO DE PROVAS:
SSA 3: 16 e 17 de novembro de 2014
SSA 1: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2014 (manhã)
SSA 2: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2014 (tarde)
VESTIBULAR: 07 e 08 de dezembro de 2013

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEU SHOW DE FESTA JUNINAS

A cidade de São joão viveu dias literatejante de festas juninas, onde foi desfilados os diversos gêneros da cultura popular, a traveis das danças e concursos de quadrilhas juninas e uma programação que satisfez todos os gostos musicais,programação essa que foi de atrações locais  com a nível nacional, exemplo o sanfoneiro Amazan e o Cantor Frank Aguiar que encerrou o evento.
A cidade de São João, que tem tradição em comemorar o Santo Padroeiro, com muitas festa ,alegria e principalmente uma festa tranquila,lembrando uma verdadeira festa família, feita para o povo são-joseense e convidados de toda região.  
Mas uma vez a prefeitura da cidade de São João, Sobre a administração do Prefeito Genaldi Zumba(PSD) e vice jose costa deram Show de organização juntamente com toda a infraestrutura das secretarias municipais e seus respectivos secretários e vereadores representantes da bancada do governo municipal. 
Ainda foi possível 
 assistir os jogos da seleção com um telão montado no patio de vento que funcionará em todo decorrer da copa, diversão,lazer e enterimento,resumindo fez valeu o tema desse ano SÃO JOÃO AQUI É MAIS ANIMAÇÃO.





Fotos Marcos Antonio.

PP decide por apoio a Paulo Câmara


Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/ArquivoO PP decidiu subir no palanque do candidato ao governo de Pernambuco do PSB. "Vamos apoiar Paulo Câmara", informou ao Diario na manhã desta quarta-feira (25) o presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte. Ao mesmo tempo, porém, o partido irá fazer campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A combinação já foi informada ao ex-presidente Lula que, de acordo com Eduardo da Fonte, recebeu a notícia de forma tranquila. "Conversei com Lula e ele estava tranquilo. Ficou claro que o importante era o apoio ao Dilma e estaremos com ela", completou

Eduardo da Fonte chegou o cruzamento de palanques ao  PTB que nacionalmente decidiu estar ao lado do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), mas em Pernambuco tem como candidato ao governo o senador Armando Monteiro com o apoio do PT. "Se antes tinha só Aécio com Armando, agora tem Dilma com Paulo Câmara", disse. 

De acordo com o deputado federal, Eduardo da Fonte, pesou para  decisão uma conversa com os diretórios do PP em Pernambuco. Ele afirmou que, de maneira unânime houve uma preferência de apoio foi pelo PSB, em detrimento do PTB. Ficaram pendentes porém, dois pontos: as combinações para chapas e o apoio ao candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB). É possível que os Progressistas lancem um nome próprio. Eduardo da Fonte, negou que tivesse intenção de disputar o cargo e adiantou se tratar de outra pessoa, com trajetória na sigla. 

A convenção do PP que estava agenda para ocorrer na quinta-feira (26), foi adiada para a sexta-feira. O motivo foi a convenção nacional que ocorre nesta quarta. Eduardo da Fonte também garantiu que Paulo Câmara estaria presente no evento. "Já confirmei com ele", falou.

Destaque do Diario de Pernambuco
Foto Ricardo Fernandes/DP/D.A/Pires

quarta-feira, 18 de junho de 2014

PREFEITURA DE GARANHUNS E SESI REALIZAM III CORRIDA DE SANTO ANTÔNIO



Prefeitura_de_Garanhuns_e_Sesi_realizam_a_III_Corrida_de_Santo_Antônio.jpg

Ainda em comemoração ao aniversário de Santo Antônio, o padroeiro de Garanhuns, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e da Secretaria de Turismo, e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam, no dia 29 de junho, com o apoio do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, a III Corrida de Santo Antônio. As inscrições iniciam hoje (17) e seguem até o dia 26 deste mês, sempre das 8h às 14h, na sede da Diretoria de Esportes, localizada no Parque Euclides Dourado. Aqueles que preferirem, podem acessar o site oficial da Prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br), usar o link em destaque na página, preencher a ficha de inscrição disponibilizada no regulamento e enviar para corridagaranhuns@bol.com.br.
A competição foi dividida em cinco categorias, sendo elas: infantil, infanto juvenil, adulto, semimaster e master – sendo a concorrência separada nos gêneros masculino e feminino. A prova infantil será com idade até 14 anos, tendo um percurso de 03km; a infanto juvenil compreende jovens de 15 a 17 anos em 06km; já a prova adulto será para as pessoas de 18 a 29 anos totalizando 10km; a semimaster é para os de idade entre 30 e 45, com 10km e a master é para os competidores acima de 46 anos de idade, também, de 10km.
A classificação do atleta na prova será definida conforme sua colocação de tempo e ordem de chegada. Aqueles que completarem a prova no limite de duas horas serão premiados com medalhas de participação. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro, que vão de R$ 100,00, podendo chegar a R$ 5.000,00. Confira, abaixo, a tabela de valores:
tabela_valores_premiacao.jpg
A Comissão Organizadora ressalta que a inscrição só será validada mediante a entrega de dois quilos de alimento não perecíveis, juntamente com o formulário e confirmação de inscrição no dia 28, quando será feita a entrega do kit, em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A largada será às 10h do dia 29, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. A Polícia Militar, Guarda Municipal e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) farão a segurança no trajeto. Os competidores terão direito a um kit contendo número de identificação, chip eletrônico que deve ser colocado no cadarço do tênis do pé direito, camisa, squeeze, boné e bolsa.

Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

MÁQUINAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE PE SÃO ENTREGUES HOJE (18/06) NO RECIFE

  • FOTO: Adriano Manoel
O último lote das máquinas doadas pelo programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi entregue nesta quarta-feira (18/06) a representantes de 53 municípios, que integram 122 localidades. Para isso, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes, recebo, às 14h, na sede da instituição, o governador, João Lyra, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosset, além de representantes das prefeituras atendidas.
A ação visa à recuperação de áreas atingidas pela estiagem prolongada no interior pernambucano. Ao todo, serão investidos R$ 20,33 milhões na aquisição de 57 máquinas, incluindo 27 motoniveladoras, cinco caminhões pipas e 25 pás carregadeira. Os novos equipamentos deverão ampliar as obras de infraestrutura hídrica de estruturação de estradas vicinais, beneficiando 43 mil famílias de agricultores de base familiar.   Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, as entregas foram iniciadas em 2012, contemplando 174 municípios com 770 máquinas.
Também foram entregues 88 motocicletas, um veículo, equipamentos de informática e móveis de escritório. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos agentes de crédito e o atendimento aos agricultores de base familiar.
No mesmo dia pela manhã, foi apresentado o conjunto de medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 para os produtores agrícolas, no auditório do Banco do Nordeste. As ações somam, em todo o país, R$ 24,1 bilhões, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Isso representa crescimento de 14,7% em relação aos valores da safra atual.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

terça-feira, 17 de junho de 2014

PREFEITO GENALDI TEM CONTAS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTA DO ESTADO


Em sessão realizada pela 2ª câmara do Tribunal de Conta de Pernambuco, o Prefeito da cidade de São João,  Jose Genaldi Zumba(PSD), teve as suas contas aprovada por unanimidade no processo Nº 11903065 sobre a relatoria do conselheiro Marco Flávio, referente a prestação de contas do exercício de 2010, em que o mesmo era vereador e presidente da câmara da cidade de são João.
Em uma cidade que ainda é vivi uma disputa eleitoral que se arrasta no TSE, essa é mais uma vitoria do Prefeito Mandioqueiro, que segue firme administrando o Município.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

DOUTORES DA ALEGRIA COMEMORAM SÃO JOÃO NOS HOSPITAIS

sesSe o forró e as bandeirinhas juninas já tomam conta do Recife, dentro dos hospitais – pelo menos no que depender dos Doutores da Alegria ‐ não será diferente. Os médicos “besteirologistas” comemoram o São Joãozinho em seis hospitais da capital pernambucana: no Barão de Lucena (16/6); no Hospital Oswaldo Cruz/Procape (17/6); no Hospital da Restauração (18/6); no Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, Imip (19/6); e no Hospital de Pediatria Helena Moura (20/6). O cortejo junino que passa pelas alas pediátricas dos hospitais há três anos começa sempre às 10h. 
 
As músicas tradicionais do São João serão executadas pelo trio “Porta Soro”, que toca sanfona, violão, zabumba e triângulo. O repertório inclui canções populares e algumas paródias que brincam com o universo da internação hospitalar, como na letra que diz: “O soro se acabou, a enfermeira nem notou, a técnica se levantou e a troca já começou!”. Além do forró, não poderia faltar o casamento matuto. Os palhaços vestidos a caráter convidam pacientes, acompanhantes, enfermeiras e médicos para brincar o São João, dar risada e se divertir.

PSB OFICIALIZA A FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO RUMO AO GOVERNO DO ESTADO


O PSB realizou, sua convenção neste domingo (15), o nome de Paulo Câmara para concorrer ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Na chapa, o candidato a vice será Raul Henry (PMDB), enquanto o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) concorrerá a uma vaga ao senado pela Frente Popular.
A Frente Popular no estado é composta por 21 partidos: PSB, PMDB, PSD, PCdoB, DEM, SDD, PDT, PR, PTC, PTN, PPL, PV, PPS, PHS, PSL, PTdoB, PRP, PSDB, PMN, PSDC e PROS. A convenção oficializou ainda a candidatura de 96 deputados estaduais e 48 deputados federais, além de um número ainda não computado de candidatos cuja documentação foi entregue neste domingo (15), segundo a coordenação de campanha.
Paulo Câmara, chegou pouco antes das 16h, acompanhado do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, da pré-candidata a vice-presidente, Marina Silva, além de Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho.
Como era de se esperá o candidato Paulo Câmara fez um discurso de continuidade, citando assim o ex-governador Miguel Arraes, a gente faz o que é possível e o povo nos ensina a fazer o impossível, foi citado prioridade A educação e a saúde caso venha ser eleito em outubro próximo 
"Nós estamos fechando o programa de governo agora durante essa pré-campanha, que vai até o dia 5 de julho, mas já temos algumas diretrizes para complementar a rede saúde do nosso estado, com a construção de alguns hospitais e UPAs com mais exames, cirurgias. Temos também uma questão fundamental para o estado de Pernambuco, que é a melhoria da educação: fazermos com que a experiência exitosa da educação em tempo integral atinja todos os alunos da nossa rede estadual, como também a qualificação profissional de escolas técnicas
Último a discursar, Campos voltou a tecer críticas ao governo Dilma Rousseff (PT) e a afirmar que "é a primeira vez na redemocratização brasileira que o país vai ser entregue a um sucessor pior do que foi recebido". "Hoje já não possuo cargo nenhum, mas com a graça de Deus exerci esses cargos e soube honrá-los. […] É com esse respeito que eu afirmei que não fico mais em um projeto comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha que roubar, que já tomou o que tinha que tomar, que não vai dar ao Brasil nada de novo", apontou, durante o discurso.
Campos ainda pediu que haja respeito durante a campanha e apontou que alguns adversários vêm tentando mudar o foco do debate, saindo da política."Vamos respeitar os nossos adversários. Vocês vejam, desde o começo do ano que eles cutucam de um lado, cutucam do outro, chutam acolá, estão feito 'menino buchudo' querendo chamar a atenção. A gente não vai entrar nessa, nós vamos dialogar com o povo", garantiu.
A homologação dos candidatos foi feita em convenção estadual com a presença de mais de 10 mil delegados e militantes no salão do Clube Português, no bairro do Derby, região central do Recife. Nas faixas e cartazes espalhados pelo local, era possível ver o rosto de Paulo Câmara com o pré-candidato do PSB à presidência da República, Eduardo Campos, e a pré-candidata a vice, Marina Silva. O candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, também contou com faixas e cartazes. A decoração contou ainda com faixas com frases de Pelópidas Silveira, Fernando Lyra, Ariano Suassuna, entre outros.
O evento contou com apresentação de orquestras de frevo e maracatus. Participaram da convenção políticos locais como o atual governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), o prefeit
o do Recife, Geraldo Julio (PSB), entre outros.
Diario de Pernambuco 

sábado, 14 de junho de 2014

PREFEITURA DE GARANHUNS VAI PAGAR PARCELA DO 13º SALÁRIO DIA 20 DE JUNHO

Prefeitura_de_Garanhuns_vai_pagar_parcela_do_13º_salário_dia_20_de_junho.jpgA Prefeitura de Garanhuns irá realizar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores municipais no próximo dia 20 de junho. Numa ação continuada, a medida faz parte dos compromissos da atual gestão, valorizando o servidor público. Os servidores efetivos, cargos comissionados, bem como aposentados e pensionistas do Governo Municipal deverão receber a quantia equivalente a 40% do valor total.
De acordo com o secretário de Administração, Alfredo de Góis, a movimentação econômica deverá ficar em torno de R$ 2 milhões e 350 mil reais. "Mais uma vez nos planejamos para isso, firmando um compromisso do prefeito Izaías Régis com os servidores da prefeitura", destacou.
A antecipação do pagamento também deve aquecer a economia local. Com o pagamento serão injetados na economia local R$ 2 milhões e 300 mil reais. "Nós temos como um dos nossos compromissos criar ações de geração de renda e movimentação econômica. Nós estamos injetando no comércio mais de dois milhões de reais, que podem se reverter até em novos postos de trabalho no comércio à medida que as pessoas saem para as suas compras juninas e para o Festival de Inverno", afirmou o prefeito Izaías Régis.

Texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) n3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG

UPE Altera Normas Do Processo De Ingresso Para 2016


A Universidade de Pernambuco (UPE) no seu Conselho Universitário (Consun), órgão deliberativo, consultivo e normativo superior da Universidade, em 13 de junho 2014, deliberou que o Processo de Ingresso 2015 da instituição terá as mesmas características do aplicado em 2014, quando 40% das vagas foram preenchidas pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 60% pelo vestibular tradicional.
O Vestibular será, ainda, em duas etapas, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a primeira e a avaliação através de disciplinas específicas, aplicada pela UPE, como a segunda. Porém, a redação para o vestibular será a realizada pelo Enem. O SSA/UPE se manterá dentro dos moldes vigentes no Processo de Ingresso de 2014.
Entretanto, fiel aos seus princípios de não realizar mudanças no ano de preparação dos estudantes para o Processo de Ingresso, a UPE vem de público apresentar a nova proposta para o Processo de Ingresso que ocorrerá em 2016.
O Consun, considerando:
1 – A consolidação do SSA/UPE no Estado de Pernambuco para a qualificação do ensino médio e acesso à universidade;
2 – A identidade ideológica com os princípios da avaliação do ensino médio no Brasil, principalmente nos aspectos relacionados aos eixos cognitivos que compõem a avaliação do Enem. Bem como, o acesso à Universidade Brasileira através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Decidiu, por unanimidade que o seu Processo de Ingresso 2016 será realizado nos seguintes moldes: 50% das suas vagas serão preenchidas através do SSA/UPE (no formato vigente) e 50% através das redações do Enem com disponibilidade de vagas pelo Sisu.
A UPE entende que dessa forma poderá contribuir com a melhoria da educação básica de Pernambuco, compromisso assumido pela instituição.

Caruaru, Governo do Estado entrega o Hospital Mestre Vitalino e reforça o sistema público de saúde em 32 municípios

"Uma saúde pública estadual estruturada do Litoral ao Sertão". Foi o que garantiu o governador João Lyra Neto, neste sábado (14/06), durante a entrega do Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A unidade, que tem perfil de emergência para média e alta complexidade, recebeu um investimento de R$ 102 milhões e vai beneficiar cerca  de 1,7 milhão de pernambucanos em 32 municípios da região. Como um hospital de grande porte, o Mestre Vitalino começa a operar dentro de um cronograma específico para a implantação dos serviços, funcionando inicialmente com 30% da capacidade da unidade, com atendimento de emergência e o ambulatório de clínica médica. 

"A nova unidade vai desafogar o Hospital Regional do Agreste e levar para a região serviços que só eram possíveis na Capital", destacou o governador, lembrando que o mesmo cronograma foi aplicado aos hospitais Miguel Arraes, Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira, todos na Região Metropolitana do Recife, e que obtiveram bons resultados no período inicial. Com sua estrutura em plena capacidade, o que ocorrerá já no início de 2015, o Hospital Mestre Vitalino realizará mensalmente sete mil consultas e 960 internamentos. A gestão da nova unidade fica por conta da Fundação Altino Ventura e todos os serviços serão totalmente gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do SUS.

Antes da cerimônia, o governador descerrou a placa inaugural e visitou a unidade. João Lyra lembrou que esse é o quinto hospital entregue pela atual gestão. Além dos que foram construídos, é importante enfatizar que o Governo de Pernambuco também investiu na reforma e reconstrução de outras unidades de saúde no Estado. "A nossa equipe tem se esforçado para manter a qualidade na saúde na rede pública estadual", ressaltou o governador, lembrando também que está sendo construído o Hospital da Mulher em Caruaru, que recebeu investimentos de R$ 47 milhões e cujas obras deverão estar prontas em dezembro. Até o final de 2014, o Governo de Pernambuco também fará a entrega da reforma e ampliação do Hospital São Sebastião, que estava fechado desde 2004.

"Nós temos a obrigação de investir 12% da nossa receita na saúde pública estadual. No ano passado, investimos 16% e neste ano vamos fechar em 18%", afirmou o chefe do Executivo pernambucano. O governador também enfatizou que, apesar de todas as dificuldades da saúde pública, Caruaru avançou muito no segmento, pois o Mestre Vitalino é o melhor hospital público do Interior.

"O projeto do Hospital Mestre Vitalino surgiu de um sonho do governador João Lyra Neto, ainda na primeira gestão do atual Governo", disse a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, recordando que na época do desenvolvimento do projeto do hospital, João Lyra Neto acumulava as funções de vice-governador e de secretário de Saúde. Em seu pronunciamento, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, ressaltou a importância da nova unidade para o Agreste. "Esse conjunto de obras na saúde pública vai reforçar a nossa região. Em 201, Caruaru terá a melhor rede de saúde da região", afirmou Queiroz. "Nós somos o Governo que vai entrar para a história devido aos altos investimentos em Caruaru", completou o governador.

HOMENAGEADO - A nova unidade de saúde recebeu o nome de Mestre Vitalino, como ficou conhecido Vitalino Pereira dos Santos, artista nascido em Caruaru e responsável por difundir a cultura nordestina no Brasil e no Mundo. "É uma alegria receber essa homenagem, 51 anos após a morte de meu pai, o Mestre Vitalino", disse Severino Vitalino, filho do homenageado.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, exaltou Mestre Vitalino como um exemplo para a cultura pernambucana e brasileira. "Eu me sinto representado nas obras de Mestre Vitalino. A escolha desse pernambucano para dar nome ao hospital mostra a sensibilidade do Governo de Pernambuco com a cultura da região", reforçou o ministro, durante a solenidade de inauguração, realizada na área externa do hospital. O ministro ressaltou que o Governo Federal vai partilhar os custos de manutenção com R$ 28 milhões na primeira etapa de operação da nova unidade.

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...