Segundo ministro, ajustes serão feitos na reforma da Previdência Social para proteger classes menos favorecidas
Responsável pela interlocução do Executivo com o Congresso Nacional, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, afirmou nesta quinta-feira (6) que a reforma da Previdência Social será ajustada para aumentar a proteção às pessoas menos favorecidas e, ao mesmo tempo, preservar os pontos essenciais para o ajuste das contas públicas.
Pela manhã, o presidente da República, Michel Temer, reuniu-se com ministros e parlamentares aliados para discutir a reforma da Previdência. Como resultado, o governo concordou em proteger as regras para trabalhadores rurais, benefícios de prestação continuada, pensões, aposentadoria de professores e policiais, além de discutir as regras de transição.
Na visão de Imbassahy, a reforma da Previdência vai retirar privilégios, como supersalários, e deixar o sistema previdenciário mais sustentável e igualitário. “Não haverá nada [nas mudanças] que possa mutilar e danificar uma proposta com esse eixo do equilíbrio das contas”, reiterou o ministro, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Espinha dorsal
Relator da proposta do governo, o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) avaliou que os ajustes procuram dar um equilíbrio maior na sociedade e que não representam risco à “espinha dorsal” da proposta encaminhada pelo governo. Como, por exemplo, a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem.
De acordo com o relator, o diálogo sobre os ajustes também será aprofundado no Senado, para onde a proposta irá depois de analisada pelos deputados. Atualmente, a matéria está em discussão numa comissão especial da Câmara dos Deputados.
Dona de um déficit de R$ 149,7 bilhões em 2016, a Previdência Social vem crescendo de forma explosiva nos últimos anos. Para garantir o recebimento das aposentadorias no futuro e a sustentabilidade das contas pública, serão necessárias reformas o atual sistema previdenciário.
Fonte: Portal Planalto
Nenhum comentário:
Postar um comentário