Renuncia

pesquisa

terça-feira, 1 de julho de 2014

AGRICULTORAS DE JATOBÁ IMPLANTAM FÁBRICA PARA PRODUZIR POLPA DE FRUTA, SORVETE E DOCES

  • FOTO: Divulgação
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) incentiva a fabricação de polpa de fruta, doces e sorvetes no município de Jatobá, Sertão de Itaparica. A fabricação, comandada pelas agricultoras da localidade, recebe, desde 2006, assistência técnica dos extensionistas do IPA. Com capacidade instalada de 10 toneladas por ano, a produção já é comercializada para outras regiões do estado.
Para isso, os técnicos orientaram as produtoras quanto ao acesso aos programas Garantia Safra, Distribuição de Sementes e Terra Pronta.  Antes dessa iniciativa, as produtoras viviam da agricultora de sequeiro (milho e feijão), da criação de pequenos animais para subsistência e da venda de frutas nativas de época. “Inicialmente, os produtos eram comercializados no local da produção e em feiras livres do município. Isso impossibilitava o escoamento de toda a produção”, fala o supervisor Regional de Extensão Rural da Gerência Regional de Serra Talhada, Tito Antonio Ferraz Jota.
No acompanhamento, os extensionistas identificaram o potencial para a atividade da fruticultura e seu beneficiamento. Em razão disso, o projeto foi implementado, tendo sido incluindo o curso de manejo de caju. Para garantir duas safras ao ano, o IPA distribuiu mudas de caju anão, uma vez que o nativo só produz uma vez ao ano.
Em 2010, essas mulheres, por intermédio da Associação de Moradores do Sítio Bem Querer de Baixo,  conseguiram, junto à CONTAG e com recursos do Banco Mundial, implantar um projeto para construção de uma fábrica de  polpa de frutas, porém sem valor estabelecido para o funcionamento. 
Por meio do IPA, as mulheres foram inseridas nas atividades da chamada pública em 2010, passando a serem beneficiárias pelo Programa Brasil sem Miséria. “Os extensionistas do Escritório Local do IPA, em Jatobá, elaboraram o projeto produtivo junto  a essas famílias, cujos recursos foram aplicados na aquisição de frutas, material de expediente e instalações das máquinas da fábrica de polpa viabilizando o funcionamento da fábrica ”, explica o supervisor.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...