Renuncia

pesquisa

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Sisu 2015 oferece 55.571 vagas em 72 instituições públicas do País

Quem não conseguir vaga pode tentar mais uma vez por meio do ProUni; inscrições começam nesta terça-feira (16)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (15) os aprovados em primeira chamada na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. Para consulta, acesse o site do Sisu.
A seleção foi feita com base na nota do Enem 2014. São 55.571 vagas em 72 instituições públicas de Ensino Superior. Quem não conseguiu nota para aprovação, pode acessar o sistema entre 15 a 26 de junho, para se inscrever em uma lista de espera.
A partir de 2 de julho, os candidatos da lista de espera começam a ser chamados pelas instituições em caso de abertura de vagas.
No processo de inscrição, podia-se escolher até dois cursos, definindo a preferência. Até o fechamento do processo, foi possível alterar a opção.
Prouni
Quem não conseguir vaga no Ensino Superior público por meio do Sisu tem ainda a opção de tentar por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa prevê bolsas integrais e parciais em instituições particulares. 
O segundo processo seletivo de 2015 do ProUni terá 116.004 bolsas ofertadas em 856 instituições de Ensino Superior. O número é maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que teve 115.101 bolsas
As inscrições para o Prouni estão abertas a partir desta terça (16), para sua segunda edição de 2015. O prazo de inscrição termina às 23h59 de quinta-feira (18).
O processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet, pelo site prouniportal.mec.gov.br, onde estão todas as informações sobre o programa, destinado a estudantes brasileiros de baixa renda. 
No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Ele também não pode ter zerado a redação.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.
Das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. São Paulo é o estado com maior número de bolsas ofertadas, com 30.519, seguido de Minas Gerais, com 14.335, e Rio Grande do Sul, com 8.088.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de Educação Superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...