Renuncia

pesquisa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Pernambuco engajado no Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypt


O governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebem a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na manhã deste sábado (13/02) para a realização do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti. As autoridades encontram-se às 7h30 no Comando da 7ª Região Militar, onde haverá a solenidade de abertura das ações, juntamente com autoridades militares. Em seguida, seguem para participar das atividades de promoção à saúde e educação encabeçadas pelo Exército, Aeronáutica e Marinha, que colocarão mais de 7 mil militares em ação em 16 municípios do Estado.
 
O panorama de avanço das arboviroses em nosso país exige uma atuação focada de todos os entes públicos e de toda a sociedade. E este sábado é um dia importante para mobilizarmos a população a se engajar efetivamente no combate ao mosquito Aedes aegypti. Só assim vamos vencer essa batalha, já que sabemos que cerca de 90% dos focos estão nas residências?, ressalta o secretário Iran Costa. 

As cidades que receberão as ações dos órgãos são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Carpina, Goiana, Ouricuri, Paudalho, Surubim. Nelas, as equipes irão entregar panfletos e dar informações de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. 
 
Os demais municípios pernambucanos também foram incentivados a realizar atividades. As Gerências Regionais de Saúde (Geres) irão prestar apoio às cidades e realizar, no sábado e durante a semana, vistoria nos prédios da Saúde de suas regiões para eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti.
 
De segunda (15.02) a quinta (18.02), ainda serão promovidas ações de controle do vetor. Ainda de segunda (15.02) a sexta (19.02), haverá mobilização em escolas públicas e particulares, para ampliar a disseminação de informações sobre a luta contra o Aedes.

DADOS - Neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já notificou 7.120 casos de dengue (723 confirmados), distribuídos em 142 municípios. Até o momento, 9 óbitos suspeitos foram notificados eestão em investigação. 
 
Ainda foram notificados 1.507 casos suspeitos de chikungunya (100 confirmados) em 87 municípios, com um óbito em investigação e 1.386 casos suspeitos de zika. 
 
Atualmente, de acordo com o índice de infestação predial, 80 municípios estão em risco de surto para as doenças e 60 em situação de alerta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...