Membro de grupo folclórico usa máscara maia na Guatemala |
O novo solstício representa o último de treze ciclos de 400 anos, denominados B'aktun, que, somados, constituem uma longa era de 5.200 anos, o Oxlajuj B'aktun, segundo o calendário maia.
"Para os maias, o início de uma nova era implica mudanças profundas no âmbito pessoal, familiar e comunitário para a verdadeira harmonia e equilíbrio entre os seres humanos e a natureza", segundo Felipe Gómez, diretor de Oxlajuj Ajpop, um ente que reúne várias organizações indígenas.
Contudo, fora dessa esfera de espiritualidade, a data foi aproveitada para mover lucrativos negócios que vão desde o turismo arqueológico até a exploração de fantasias apocalípticas em todo o mundo, alimentadas globalmente por filmes de Hollywood.
Também tem quem acredite, que essa data na realidade marca o começo da idade de ferro dessa civilização ou a era de KALIyUGA.
Quando as força divina começa a cobrar a divida que a humanidade tem com o cosmo e o supremo pela degradação ambiental, moral e espiritual.
Isso já podemos ver no clima em descontrole, terremotos, tsumani ,secas prolongadas, sem falar na imoralidade que toma conta da sociedade, uma era dominada pela cobiça,ambição e domínio da homossexualidade em todos os setores da vida cotidiana, promovendo mais e mais o fim da célula matria da sociedade.
Devemos salientar que mesmos sabendo que o mundo não vai acabar no dia 21-12-2012, devemos refletir sobre nossa vida independente de credo religioso, vamos cultivar o amor pois é a unica força capaz de salvar a humanidade, se isso ainda for possível.
Um feliz mundo novo para todos que ler Carlos Lima Vida Social e politica de São João.
Parte do texto e foto DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário