![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6uFzt0l8zKF4oglY7VRPvpZgeNXW8oz2Sv85nV9WZv9eZ7XxildyXUJbmOYhTgapV3G_34opkvklKyaj3zxHH9e8WbTCknI3Wsi9rW9b8gq7STgDwao5eq-U-_oX-pxs8q7N2RXKQO6A7/s320/antonio-moraes4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcJMQS8LQNBV4RciawUkmqRp25draD_R5WIEt_QFXxAbHiuWMdWaMYDGLRH0Mjz9fuC7EUgujxKwExIrICSzTp2vJYaU9x5tdJt6kd5f4Ej0i3YpZPNCKWWfuZAwPdak63cXxdQT2oMfX8/s320/frei-damiao-1.jpg)
O processo de beatificação do frei Damião de Bozzano, iniciado em 2003, está em fase final para envio ao Vaticano. Nesta terça (oito de maio), a Assembleia Legislativa promoveu uma reunião solene em homenagem ao religioso. O evento foi solicitado pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Frei Damião de Bozzano deixou a Itália para evangelizar no Brasil, desembarcando no Porto do Recife em 17 de junho de 1931. Rezou a primeira missa no município de Gravatá e então iniciou o trabalho missionário que o tornou admirado e respeitado em todo o Nordeste. Morreu na capital pernambucana em 31 de maio de 1997. O deputado Marcantônio Dourado, do PTB, que presidiu a reunião, afirmou que o Legislativo Estadual se coloca ao lado de todos os pernambucanos e brasileiros nesse movimento justo de reconhecimento, pela Igreja Católica, do trabalho do frade capuchinho. Ele lembrou que o País conta apenas com dois santos canonizados pelo Vaticano: frei Galvão e madre Paulina, ambos de São Paulo. O parlamentar acrescentou que ano passado ocorreu a beatificação de Irmã Dulce, da Bahia. Segundo Antônio Moraes, a fama da santidade de Frei Damião a cada dia se espalha mais. Para o deputado, o religioso é um modelo de seguidor de Jesus Cristo, e merece reverência. O frei Jociel Gomes recebeu uma placa da Assembleia, pela participação no processo de beatificação e canonização de frei Damião. Ele agradeceu a homenagem da Assembleia, destacando que frei Damião, sendo muito culto, soube usar a linguagem simples para chegar ao coração das pessoas e, por isso, tornou-se um ícone do povo nordestino. (C.F./V.B.) | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário