Renuncia

pesquisa

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O COCO DE RAÍZES DE ARCOVERDE MANTEM CULTURA POPULAR VIVA

O coco Raízes de Arcoverde é um grupo sertanejo que tem em sua essência elementos indígenas e a poesia própria do sertão. O Grupo foi formado em 1992, por Luiz Calixto, o Lula Calixto, falecido em 1999. Inicialmente o coco foi formado com as irmãs Lopes, membros da família Gomes, e os Calixto. Essas eram pessoas que já se juntavam pra fazer coco antes do grupo ser resgatado em 92. Apesar do grupo ter nascido em 1992, ele só passou a ser conhecido do público a partir 1996, quando apresentações em outras cidades e paises foram surgindo. O primeiro CD do grupo vem em 2002, o segundo, intitulado Gudê Pavão, em 2004. O coco Raízes de Arcoverde, através da “filosofia” de Lula Calixto, representa o coco trupé, que é rápida e forte pegada dos pés, com uso de tamancos de madeira, fazendo a sonoridade percussiva típica do grupo. O grupo é do Alto do Cruzeiro, bairro simples de Arcoverde. O xaxado e o samba de roda são influências presentes na dança e música do Coco Raízes.
Um grupo que está na estrada divulgando a cultura popular atreveis da musica e da danças, um belo trabalho cultural de grande importância social para a  cidade de Arcoverde e todo estado de Pernambuco.
 Sempre presente nos grandes festivais de cultura popular no brasil e exterior , realmente é de dar orgulho ao nosso povo e nossa terra, isso prova que um trabalho serio mesmo com dificuldades consegue manter a cultural dos nossos antepassados viva, esperamos que esse ano o coco de raízes de Arcoverde também possa está mais um vez presente no festival de inverno.
Parte desse texto e da pesquisa de Luiz Barreto orientada pela prof. Aline Grego Lins.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...