segunda-feira, 23 de março de 2015

UPAE Garanhuns alerta para a prevenção de Câncer de Mama e Colo do Útero


Destaque Blog do Ronaldo Cesar

Março é o mês da mulher, e a cada ano tem aumentado a mobilização social junto às comemorações, com as mulheres buscando mais informações sobre a prevenção de doenças como os cânceres de mama, colo do útero, vulva, etc. A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns, tem contribuído com esta causa, oferecendo assistência com médicos especialistas, principalmente mastologistas, ginecologistas, entre outros. São consultas, exames e até cirurgias de pequeno porte, gratuitamente, às pacientes da regional de saúde.

Para ampliar o alcance da informação, os meios de comunicação têm sido grandes parceiros da UPAE, a exemplo dos jornais, blogs e rádios, como a FM 7 Colinas, Rádio Marano e Rádio Jornal, em Garanhuns, que já receberam visitas dos profissionais para entrevistas e também buscaram as informações na própria Unidade de Atendimento Especializado.

Na última sexta-feira, no programa Jornal da Sete, segunda edição, apresentado pelo radialista Valdir Marino, na FM 7 Colinas, o Dr. Paulo de Tarso Portela Cavalcanti, mastologista e ginecologista, acompanhado do Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, concederam entrevista esclarecendo sobre a importância da prevenção e a forma de atendimento da unidade, que segundo Dr. Junqueira, dá-se através de marcação de consultas pelas Secretarias de Saúde dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde. O paciente, depois de atendido por um PSF, é encaminhado a um especialista da UPAE.

Na entrevista, Dr. Paulo de Tarso falou dos avanços tecnológicos para diagnóstico e tratamento de câncer, e que os exames de biópsia realizados na própria UPAE Garanhuns têm hoje uma média de oito dias para a entrega dos resultados, agilizando assim o tratamento.

Dr. Paulo de Tarso registrou a importância do autoexame da mama, aconselhando as mulheres a fazerem o toque na hora do banho, com os dedos ensaboados, melhorando a sensibilidade e facilitando a observação de algum nódulo. Homens também podem ter câncer de mama, e alguns casos já foram atendidos na UPAE, conforme registrou Dr. Paulo de Tarso.

Outro assunto de grande importância foi a ocorrência de casos de HPV, e o especialista defendeu que todos os adolescentes, e não somente as meninas, devam ser imunizados com a vacina, que impede a infecção pelo vírus HPV. “É tão perigoso quanto o HIV da Aids, e as pessoas ainda não atentaram para esta importância. Creio que os pais podem e devem vacinar seus filhos.” – Finalizou.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luciano Duque abre dissidência no PT, lança movimento #ForaPaulo e declara voto em Armando

Tendo à frente o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), lideranças políticas ligadas à vereadora do Recife Marília Arraes (...