Renuncia

pesquisa

sábado, 15 de novembro de 2014

Festival sobe a serra e movimenta Gravatá

A cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, empresta seu charme para mais uma etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, entre os dias 18 e 23 de novembro. Shows, espetáculos de artes cênicas, cortejos de cultura popular, entre outras ações gratuitas, como oficinas e worskhops, transformam a cidade em um grande polo cultural. O FPNC em Gravatá abarca ainda a tradicional Festa da Estação, em sua 16ª edição. O festival, uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, é um momento de celebrar a rica cultura do estado e fomentar a cadeia produtiva das mais variadas linguagens.
O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar abre espaço para o Palco Nação Cultural nos dias 21/11 e 22/11. Com o intuito de fortalecer a música local e valorizar os artistas gravataenses, dois projetos da cidade abrem as noites de shows: Gravatá Pop, com Paulo Taciano, Sandro Monteiro, Thaiza Doolira e Rodrigo Lins, na sexta-feira; e o Samba Gravatá com Carlinhos Cantor, Andrea Santos, Sérgio Buq e Thiaguinho Rodrigues, no sábado. A programação no Palco Nação Cultural segue com Silvério Pessoa e o show do seu mais recente trabalho ‘No Grau’, os sucessos da paraense Fafá de Belém, a forrozeira Cristina Amaral, e ainda Gustavo Travassos, Pernambuco Samba Show e Jarbas Travassos.
Clara Gouvêa
Clara Gouvêa
Fafá de Belém encerra a noite de sábado, no Palco Nação Cultural.
Costa Neto
Costa Neto
Silvério Pessoa leva o show do seu mais recente trabalho ‘No Grau’ para Gravatá.
VARIEDADE DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS
Além de shows, o FPNC espalha a arte por toda a cidade através das mais variadas linguagens, com uma programação para diferentes gostos e para todas as idades. O tradicional Mercado Público de Gravatá, mais uma vez, se transforma em polo do festival e recebe recital poético, cultura popular e shows, no sábado e no domingo. Entre as atrações do Mercado estão Geraldo Maia e o poeta Chico Pedrosa.
Já a Praça do Coreto é endereço para o circo, com espetáculos para toda a família. As artes cênicas também estarão presentes no Polo Parque que recebe grupos de dança gravataenses e um concerto especial em comemoração aos 121 anos da Banda 15 de novembro. Prezando sempre pela promoção do intercâmbio entre os grupos culturais do Estado e fomento à cena local, o festival realiza os cortejos de Bois e de Blocos Líricos, momento em que os brincantes desfilam toda a sua tradição pelas ruas da cidade, com apoteose na Praça 10.
Tem ainda a ação literária Livros Livres que irá espalhar pela cidade livros doados pelo Funcultura e pela CEPE. Os exemplares estarão devidamente identificados e quem os encontrar pode levar consigo, ler, e depois deixa-los em outro ponto da cidade, para que mais pessoas possam fazer o mesmo e assim por diante. A ideia é transformar a cidade em uma biblioteca ao ar livre.
FORMAÇÃO CULTURAL
As oficinas e workshops que acontecem no FPNC buscam estimular novos agentes da cultura e renovar o conhecimento dos artistas locais. A programação de Formação Cultural contempla várias linguagens artísticas, tais como música, design e moda e artes cênicas. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente em cada local onde acontecerá a ação.
Confira os detalhes da programação AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...