A Universidade de Pernambuco (UPE) no seu Conselho Universitário (Consun), órgão deliberativo, consultivo e normativo superior da Universidade, em 13 de junho 2014, deliberou que o Processo de Ingresso 2015 da instituição terá as mesmas características do aplicado em 2014, quando 40% das vagas foram preenchidas pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 60% pelo vestibular tradicional.
O Vestibular será, ainda, em duas etapas, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a primeira e a avaliação através de disciplinas específicas, aplicada pela UPE, como a segunda. Porém, a redação para o vestibular será a realizada pelo Enem. O SSA/UPE se manterá dentro dos moldes vigentes no Processo de Ingresso de 2014.
Entretanto, fiel aos seus princípios de não realizar mudanças no ano de preparação dos estudantes para o Processo de Ingresso, a UPE vem de público apresentar a nova proposta para o Processo de Ingresso que ocorrerá em 2016.
O Consun, considerando:
1 – A consolidação do SSA/UPE no Estado de Pernambuco para a qualificação do ensino médio e acesso à universidade;
2 – A identidade ideológica com os princípios da avaliação do ensino médio no Brasil, principalmente nos aspectos relacionados aos eixos cognitivos que compõem a avaliação do Enem. Bem como, o acesso à Universidade Brasileira através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Decidiu, por unanimidade que o seu Processo de Ingresso 2016 será realizado nos seguintes moldes: 50% das suas vagas serão preenchidas através do SSA/UPE (no formato vigente) e 50% através das redações do Enem com disponibilidade de vagas pelo Sisu.
A UPE entende que dessa forma poderá contribuir com a melhoria da educação básica de Pernambuco, compromisso assumido pela instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário