Renuncia

pesquisa

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BAIXO ÍNDICE DE CHUVA PARA O SERTÃO NO PRÓXIMO TRIMESTRE

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), divulgou hoje a previsão climática produzida por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos no Recife. O evento teve também a participação, via internet, de meteorologistas do CPTEC/Inpe, em Cachoeira Paulista (SP) e Inmet, assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.
 
Parte dos modelos de previsão climática indica para o próximo trimestre, novembro e dezembro de 2013 e janeiro de 2014, uma possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o setor oeste do Estado de Pernambuco que compreende as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco, e outra parte uma probabilidade de precipitação dentro da normal climatológica.
 
Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
 
Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o próximo trimestre.
 
Foram abordados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014 (DJF2013). O aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil nesse período, e sendo, a ZCIT o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região, a previsão é de haja chuvas abaixo do esperado para o Sertão e dentro da normalidade a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...